Em um grande jogo, a diferença acabou sendo o banco inglês: Walcott entrou no lugar de Milner quando os suecos venciam por 2 a 1, marcou o gol de empate e deu o passe para Welbeck marcar o da virada. Essa foi a primeira vitória da Inglaterra sobre a Suécia em jogos válidos por torneios como Copa do Mundo e Eurocopa.
A partida começou tranquila para os ingleses, com Carroll abrindo o placar no primeiro tempo. Na segunda etapa, porém, os suecos vieram com tudo, virando a partida em 13 minutos. A seleção inglesa não desistiu e também virou o jogo, através de Walcott e Welbeck. E, com o resultado, chega aos quatro pontos, ao lado da França, mas lidera o Grupo D por conta do número de gols marcados.
Já a Suécia está eliminada do torneio, pois também perder para a Ucrânia na primeira rodada. Contra os ucranianos, na última rodada, o English Team tem a vantagem do empate para passar de fase, independentemente de outros resultados.
Primeiro tempo
Com ligeiro domínio técnico, a Inglaterra teve a posse de bola durante todo o primeiro tempo, o que não conseguiu na estreia contra a França. Tendo Gerrard como maestro, as jogadas inglesas fluíam, mas a inabilidade dos homens de frente, principalmente Welbeck, limitavam as chegadas ao gol de Isaksson.
Frustrado, Gerrard decidiu resolver com as próprias mãos. Ou melhor, com os pés. E aí entrou em jogo a estrela do técnico Roy Hodgson, que colocou Carroll. O capitão inglês aproveitou a presença de área de seu companheiro de Liverpool e colocou a bola na cabeça de Carroll, que abriu o placar. Essa era a intenção de Hodgson.
Com o prejuízo no placar e a iminente eliminação, os suecos foram à luta. Apesar de bom jogo de Svensson, as bolas sempre sobravam para Ibrahimovic tentar a sorte. Isolado, o atacante do Milan lutou muito, mas não foi páreo para a forte marcação, principalmente de Lescott, zagueiro pela esquerda da Inglaterra.
Segundo tempo
A segunda etapa começou exatamente do jeito que os suecos queriam. Três minutos e o gol de empate, quando Ibrahimovic aproveitou rebote de sua própria falta, tentou o chute e a bola sobrou para o zagueiro Mellberg, que não perdoou Hart. A bola ainda tocou em Johnson. Com o gol de empate, a Inglaterra passou a pressionar, dando espaço para os contra-ataques suecos.
Em um deles, Martin Olsson sofreu falta de Milner. Na cobrança, Mellberg novamente tocou na bola, mas desta vez o gol foi dele. Encurralado pelos suecos, Hodgson tirou o lento Milner para colocar o velocista Walcott e a sorte mudou para a Inglaterra: Terry recebeu na pequena área e obrigou Isaksson a fazer milagre. Na jogada decorrente, escanteio para os ingleses e a bola sobrou nos pés de Walcott, que arriscou de fora da área. O goleiro sueco, desta vez, foi mal, e aceitou o chute.
Após o empate, a Inglaterra seguiu melhor, tendo chances com Carroll e Young. A Suécia retrucou com Kallstrom e Ibrahimovic, que obrigou Hart a fazer linda defesa. Mas o golpe final foi dado justamente pelo pior jogador em campo até então. Após bela jogada de Walcott, Welbeck fez um golaço ao dar uma espécie de toque de letra "giratório", garantindo o triunfo inglês e a eliminação sueca.
O meia do Arsenal ainda seria responsável por outra assistência, caso Isaksson não fizesse grande defesa nos acréscimos, após chute de Gerrard, que havia recebido passe de Walcott.
Bom jogo
Após reviravoltas, Inglaterra vence e elimina Suécia da Eurocopa 2012
Equipes mostraram raça e determinação, e jogo acabou vencido pelos ingleses por 3 a 2
GZH faz parte do The Trust Project