O Málaga tentou seguir o discurso de seu técnico Manoel Pellegrini: 'não deixar o Barcelona ter posse de bola'. Deu certo no início, Isco obrigou Valdés a fazer duas defesas (em chute de fora da área no ângulo e à queima-roupa). Mas um recuo mal-sucedido de Gámez que deixou Messi na cara do gol aos 26 minutos foi a senha de que, em breve, a qualidade catalã ia falar mais alto. Aos poucos, a qualidade do Barça falou mais alto e desenhou a goleada por 4 a 1 sobre o rival em La Rosaleda, com três gols de Messi e um de Sanchez - Rondon descontou.
Apesar de estar sem alguns titulares e sofrer no início uma pressão intensa do time da casa - em especial com a velocidade nos contra-ataques - o Barcelona se impôs a partir dos 20 minutos, em especial porque o Málaga começou a mostrar espaços. Thiago Alcantara arriscou de longe e a bola passou por cima. Aos 29, Messi encontrou Abidal na área. Sem ângulo, o francês retribuiu o passe e o argentino chutou obrigando o zagueiro a salvar em cima da linha.
E finalmente, aos 32 minutos, ninguém conseguiu impedir Messi. Nem de acertar um passe milimétrico para Adriano na esquerda, nem de cabecear na medida uma bola alçada pelo lateral brasileiro. 1 a 0 Barça em La Rosaleda. Vantagem que só foi ameaçada aos 45 minutos, em bola alçada que Eliseu e Abidal trombaram na área.
Para não repetir a pressão do Málaga, a equipe de Pep Guardiola decidiu liquidar a partida logo de saída. Aos dois minutos, o brasileiro naturalizado espanhol Thiago Alcantara tentou duas vezes, e após o segundo rebote de Caballero, Sanchez fuzilou para o gol. Três minutos depois, Lionel Messi roubou bola no meio de campo, passou por quatro adversários e tocou na saída do goleiro para ampliar.
Com o passar dos minutos, a equipe catalã passou a administrar o resultado. Além dos jogadores buscarem o gol com mais tranquilidade, o técnico Guardiola deu oportunidade a outros jogadores que têm menos oportunidade, como Cuenca e Jonathan dos Santos.
Mesmo assim, o Barça ainda arriscou. Duas vezes com Messi - numa falta que parou no travessão e em uma conclusão que a zaga cortou - e em um chute de Pedro que explodiu num zagueiro.
O Málaga adiantou-se no campo para tentar fazer ao menos um gol, e acabou buscando a bola na rede pela quarta vez. Após uma roubada de bola no meio-de-campo, Messi deu uma arrancada e, diante de três defensores, marcou na saída de Caballero. O gol de número 22 do argentino no Campeonato Espanhol.
A goleada estava escrita quando Rondon diminuiu o placar, quatro minutos depois. O Barça já havia sacramentado os 43 pontos e a superioridade em La Rosaleda. Agora, as atenções podem ser voltadas para o jogo da volta contra o Real Madrid.
Gênio
Messi marca três vezes e Barcelona goleia Málaga fora de casa
Placar foi de 4 a 1 para o time catalão
GZH faz parte do The Trust Project