O último time gaúcho a disputar simultaneamente a Libertadores e a Copa do Brasil foi o Juventude, em 2000. Em 1995, o Grêmio chegou nas finais das duas competições.
O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, anunciou na tarde desta quinta-feira mudanças no formato da Copa do Brasil a partir de 2013. A duração do torneio será ampliada de cinco para nove meses, o que possibilitará a volta dos times que disputam a Libertadores. Desde 2001, quem participa da competição continental fica fora da nacional, pois ambas acontecem no primeiro semestre.
O número de participantes passará dos atuais 64 para 86. Na primeira fase, em março, serão 80 times. Após três etapas eliminatórias, restarão 10, que se juntarão aos seis que disputaram a Libertadores nas oitavas de final. A decisão será em novembro.
Um detalhe do novo formato beneficia diretamente o Grêmio. Caso apenas cinco equipes brasileiras se classifiquem para a Libertadores, o sexto time a entrar nas oitavas da Copa do Brasil será o melhor colocado no ranking de clubes da CBF - que é liderado pelo Grêmio. Isso significa que, estando ou não na Libertadores em 2013, o time gaúcho poderá entrar diretamente nas oitavas da Copa do Brasil.