Seis dos melhores veleiros do mundo partiram neste sábado de Alicante, Espanha, para participar da Volvo Ocean Race, a regata de 39 mil milhas em torno do planeta que terminará em Galway, na Irlanda. A disputa, iniciada em 1973 com o nome de Whitbread Round the World Race, atrai os melhores velejadores do planeta, que consideram a regata uma das mais difíceis e apaixonantes da vela, ao lado da America's Cup.
Os seis veleiros zarparam de Alicante às 13h (11h Brasília) deste sábado em direção a Cidade do Cabo, na África do Sul.
Os veleiros são do modelo VO70 (Volvo Open 70), com casco de alta tecnologia de 21,5 metros e uma tripulação de 11 membros, de vários países.
Após chegar à Cidade do Cabo, a 6.500 milhas (11.700 km) de Alicante, os participantes passarão por Abu Dabi (Emirados Árabes Unidos), Sanya (China), Auckland (Nova Zelândia), Itajaí (Brasil), Miami (EUA), Lisboa (Portugal), Lorient (França) e Galway.
Três veleiros largam como favoritos: Puma (EUA/Ken Read), Camper (NZL/Chris Nicholson) e Abu Dabi (EAU/Ian Walker), mas Groupama 4 (FRA/Franck Cammas) e Telefónica (ESP/Iker Martínez) também estão entre os melhores.
Para vencer a regata não basta apenas ser o mais rápido, é preciso também evitar problemas como baleias, pequenos icebergs e outros tipos de obstáculos no mar.