O caso de injúria racial sofrido por Adriana, atacante do Corinthians, durante a disputa da Libertadores feminina, gerou comoção na família, que assistia a goleada do time paulista por 8 a 0 sobre o Nacional, do Uruguai, na noite desta terça-feira (16). O sentimento de tristeza pelo episódio foi revelado pelo irmão da atleta, André Ricardo, em entrevista ao ge.globo.
O ato, apontado pelo Corinthians via redes sociais, aconteceu depois que Adriana marcou, de pênalti, o sexto gol da vitória alvinegra. Outras jogadoras do Timão alegaram ter ouvido uma atleta da equipe uruguaia chamar a jogadora do alvinegro de "macaca".
Na saída de campo, a própria Adriana revelou que não ouviu o xingamento de teor racista, mas que suas companheiras ouviram:
— Queria falar sobre o lance do pênalti, uma causa que a gente trabalha tanto para que não aconteça. Não vi o que ela falou, mas vi que quem escutou se sentiu mal, depois que as meninas me contaram, me senti mal, nunca passei por uma situação dessas — ressaltou a atacante.
Em entrevista ao ge.globo, o irmão revelou que família, que mora no Piauí, acompanhava a partida quando o ato aconteceu. A tristeza dos pais foi imediata.
— A gente estava assistindo ao jogo. Na hora que ela bateu o pênalti e fez o gol, ela nem ouviu. Foram as companheiras dela que falaram. Quando a Adriana soube, no finalzinho, ela disse que se sentiu muito mal. É lamentável a gente, ainda hoje, passar por situações como essa. A gente se sente muito triste por isso. O pai e a mãe ficaram muito tristes — contou André Ricardo.
Logo depois do confronto, a jogadora Valeria Colman, capitã do Nacional, que não foi a acusada de praticar o ato de injúria racial, pediu desculpas em nome do time.
— Quero publicamente pedir desculpas se alguém se sentiu ofendida por uma de nós, não era a nossa intenção — afirmou a atleta.
Após o episódio, o time paulista repudiou o caso e prometeu apoio jurídico para investigar a denúncia. Por meio da assessoria de imprensa do Nacional foi informado, nesta quarta-feira (17), que o clube está analisando como proceder neste quesito, e que os detalhes serão conhecidos em breve.
Foco na final
Em meio ao episódio, o time também se prepara para a decisão da taça no próximo domingo (21), contra o Santa Fé, no estádio Gran Parque Central, na capital do Uruguai. O Corinthians pode chegar ao tricampeonato da competição internacional.