A semana é decisiva para os seis brasileiros que ainda estão na Libertadores. Todos entram em campo na rodada de volta das oitavas de final – as melhores situações são as de Grêmio, Santos e Botafogo, que venceram fora de casa nos jogos de ida. A pior é a do Atlético-PR, derrotado exatamente pelos santistas em Curitiba. Palmeiras e Atlético-MG perderam longe de seus domínios e terão que reverter em casa para seguir na competição.
Leia mais:
Renato elogia Paulo Victor, mas garante retorno de Marcelo Grohe
Felipe Melo desperta interesse do Nacional-URU, diz jornal
Diretoria confirma Atlético-MG e Jorge Wilstermann no Mineirão
Quarta-feira, 9/8
19h15min Grêmio x Godoy Cruz (ida: 1x0), Arena
O Grêmio é o primeiro brasileiro a entrar em campo na semana. Como venceu o Godoy Cruz por 1 a 0 na Argentina, joga por qualquer vitória ou empate na Arena para avançar às quartas. Além disso, o time rival perdeu peças durante a intertemporada do futebol argentino. O Godoy Cruz precisa vencer por dois gols de diferença – ou um, desde que marque pelo menos dois gols – para seguir na Libertadores.
21h45min Atlético-MG x Jorge Wilstermann (ida: 0x1), Mineirão
O Atlético-MG vive uma espécie de crise. Demitiu Roger Machado, está perto da zona de rebaixamento no Brasileirão e foi eliminado pelo Botafogo na Copa do Brasil. Além disso, precisará vencer o Jorge Wilstermann por dois gols de diferença para avançar na Libertadores. Vitória por um gol de diferença sofrendo gols não é suficiente – e 1 a 0 leva a decisão para os pênaltis.
21h45min Palmeiras x Barcelona de Guayaquil (ida: 0x1), Allianz Parque
A situação do Palmeiras, à exceção de uma campanha melhor no Brasileirão, é parecida com a do Atlético-MG. O time foi eliminado pelo Cruzeiro na Copa do Brasil e está abaixo das expectativas do início do ano – quando era apontado como o melhor elenco do futebol brasileiro. O time de Cuca também precisará vencer por dois gols de diferença em casa para seguir na competição.
Quinta-feira, 10/8
19h15min Botafogo x Nacional-URU (ida: 1x0), Engenhão
O Botafogo garante vaga nas quartas para enfrentar o vencedor de Grêmio e Godoy Cruz se empatar com o Nacional-URU no Engenhão. Com uma campanha mediana no Brasileirão, o time carioca concentra suas forças nas copas – além da Libertadores, está nas semifinais da Copa do Brasil para enfrentar o Flamengo.
21h45min Santos x Atlético-PR (ida: 3x2), Vila Belmiro
O confronto brasileiro das oitavas aponta vantagem para o Santos, que venceu o Atlético-PR em Curitiba por 3 a 2. Com isso, o time paulista se classifica com qualquer vitória, empate ou até mesmo com derrotas por 1 a 0 ou 2 a 1. O Atlético-PR, no entanto, cresceu sob o comando de Fabiano Soares e vem de três vitórias seguidas no Brasileirão – para avançar na Libertadores, precisará vencer por pelo menos dois gols de diferença – ou uma improvável vitória por um gol de diferença marcando pelo menos quatro gols na Vila.
*ZHESPORTES