O Atlético Nacional viveu uma fase brilhante em 2016. Campeão da Libertadores e finalista da Sul-Americana – a decisão não foi disputada em função do acidente da Chapecoense –, o time sofreu um desmanche. Dos 11 titulares na final contra o Independiente del Valle, apenas seis seguem no elenco.
O resultado é uma campanha muito fraca na Libertadores deste ano – são derrotas para Barcelona de Guayaquil, Botafogo e Estudiantes nas três partidas até agora. Antes favorito absoluto do grupo 1 à classificação, o clube colombiano agora tem remotas chances de vaga às oitavas.
Leia mais:
Atletas da Chape reclamam de "muito pouco" tempo de acréscimos
Pelo grupo do Grêmio, Iquique vence Zamora e entra na briga pela classificação
Com time misto, Grêmio encara o Guaraní-PAR pela Libertadores
O time foi mudando aos poucos. Para o Mundial de Clubes, na derrota por 3 a 0 na semifinal para o Kashima Antlers, a equipe havia perdido três peças: o zagueiro Davinson Sánchez (vendido ao Ajax), o volante Sebastián Pérez (vendido ao Boca Juniors) e o meia-atacante Marlos Moreno (vendido ao Manchester City e atualmente emprestado pelos ingleses ao Deportivo La Coruña).
Desde então, foram outras duas saídas importantes. O atacante e artilheiro Miguel Borja deixou a Colômbia para defender o Palmeiras. Além disso, o meia Orlando Berrío também rumou para o Brasil para defender o Flamengo.
Quem segue:
Armani (goleiro)
Daniel Bocanegra (lateral-direito)
Alexis Henríquez (zagueiro)
Farid Díaz (lateral-esquerdo)
Diego Arias (volante)
Macnelly Torres (meia, não enfrentou o Estudiantes)
Quem saiu:
Davinson Sánchez (zagueiro, negociado com o Ajax)
Sebastián Pérez (volante, negociado com o Boca Juniors)
Orlando Berrío (meia, negociado com o Flamengo)
Marlos Moreno (meia-atacante, negociado com o Manchester City e emprestado ao La Coruña)
Miguel Borja (atacante, negociado com o Palmeiras)
Time titular da final da Libertadores:
Armani; Daniel Bocanegra, Davinson Sánchez, Alexis Henríquez e Farid Díaz; Diego Arias, Sebastián Pérez, Orlando Berrío, Macnelly Torres e Marlos Moreno; Miguel Borja.
Time derrotado pelo Kashima Antlers no Mundial:
Armani; Daniel Bocanegra, Felipe Aguilar, Alexis Henríquez e Farid Díaz; Diego Arias, Dayro Mosquera, Orlando Berrío, Macnelly Torres e Mateus Uribe; Miguel Borja.
Time que perdeu para o Estudiantes nesta quarta-feira:
Armani; Daniel Bocanegra, Francisco Nájera, Alexis Henríquez e Farid Díaz; Diego Arias, Dayro Mosquera, Alejandro Bernal, Aldo Ramírez e Dayro Moreno; Luis Ruiz.
*ZHESPORTES