Em mais um jogo com final dramático na Copa Libertadores, o Independiente del Valle conseguiu sua classificação à fase de grupos nesta quinta-feira. Enfrentando o Guaraní fora de casa, em Assunção, no Defensores del Chaco, o time equatoriano perdeu a partida por 2 a 1. Porém, como venceu o jogo de ida, em casa, por 1 a 0, se classificou por ter feito um gol como visitante.
Para o Guaraní, semifinalista em 2015 eliminando Corinthians e Racing, a derrota foi muito amarga. O time, depois de abrir o placar com um gol de placa de Palau, cedeu o empate, conseguiu voltar à frente com um gol do veterano Hernán López e, aos 50 minutos do segundo tempo, teve um pênalti a seu favor. Era fazer o gol e se classificar. Mas López isolou. Com a classificação, o Independiente del Valle vai para o Grupo 5, o mesmo do Atlético-MG.
Leia mais:
Com réplica da taça, exposição sobre a Libertadores vai até 28 de fevereiro em Porto Alegre
Ex-Inter, Ronaldo Conceição fala sobre o River Plate-URU: "É como se fosse o São José na Libertadores"
Atacante do Huracán após acidente: "Voltamos a nascer"
Embora tivesse terminado o primeiro tempo com mais de 60% de posse de bola, o Guaraní praticamente só assustou o gol de Azcona nos acréscimos, num chute do lateral Filippini quase em ângulo. Já o Independiente del Valle, em contra-ataques, criou as três melhores oportunidades, com dois chutes de Julio Ângulo e um de José Angulo, que caiu quase como ponta-esquerda e foi o melhor em campo na primeira etapa.
No segundo tempo, o Guaraní seguiu com maior volume de jogo, principalmente depois da entrada do veterano Hernán López, uruguaio de 38 anos, para ser mais um atacante, e o Independiente veio bem mais fechado, praticamente deixando de lado o contra-ataque. Dominando totalmente, o Guaraní chegou ao gol aos 16 minutos. López avançou pela direita e cruzou para um voleio espetacular de Palau, na entrada da área. A bomba bateu no travessão e entrou. Um dos gols mais bonitos da temporada.
O resultado levava a o jogo para os pênaltis e animou ainda mais a torcida da casa. Mas aos 31 minutos veio a ducha de água fria. O volante Rizzoto fez um lançamento em profundidade para José Angulo. O camisa 19, que estava sumido na segunda etapa, dominou com muita categoria e tocou na saída do goleiro. Outro golaço.
O Guaraní precisava de dois gols em 15 minutos e foi para cima. Aos 33, López teve grande chance recolocar os paraguaios na frente, mas chutou fora. Aos 35, o bom lateral-direito Filippini passou facilmente pela marcação do lateral reserva Cuero, jovem de 19 anos que entrara na segunda etapa, e cruzou para o miolo da área. López, livre, cabeceou e fez 2 a 1.
Com isso, o jogo ficou dramático. O resultado classificava o Del Valle, mas um gol classificava o Guaraní. O time da casa ficou dentro da intermediária adversária, reclamou de um pênalti, quase levou um gol de contra-ataque – Uchuari, do meio da rua, sem o goleiro no gol, chutou descalibradamente.
Aos 50 minutos, o menino Cuero voltou a errar feio, o que deu a chance para López ficar com a bola. O camisa 9 tentar virou o corpo para chutar e acabou derrubado por Mina. O mesmo López pegou a bola para fazer a cobrança e ser o herói da noite classificando os donos da casa para o grupo do Atlético-MG. Mas ele isolou, batendo por cima do travessão. Para alívio de Cuero, para desespero dos paraguaios. O juiz encerrou a partida logo em seguida e a festa foi equatoriana com a eliminação do semifinalista da Libertadores 2015.
*LANCEPRESS