Em 180 minutos de futebol, a bola não entrou. Na disputa de pênaltis, todos os jogadores que terminaram em campo foram obrigados a serem provados na marca da cal (alguns mais de uma vez). Os batedores do Newell's foram mais eficientes e derrotaram o Boca Juniors por 10 a 9, confirmando vaga na semifinal da Copa Libertadores.
O adversário na próxima fase deve sair do confronto entre Atlético-MG e Tijuana (MEX). Se o Galo eliminar os mexicanos e o Fluminense tirar o Olimpia, o rival será o Independiente de Santa Fe (COL).
Desta vez, a mística xeneize caiu por terra. Prevaleceu a juventude rosarina depois de dois jogos que ficaram longe do espetáculo.
Sem a mesma juventude, ímpeto, talento e qualidade do adversário, o Boca Juniors veio ao Parque Independência para dobrar o Newell's Old Boys.
Os portenhos viveram o melhor momento no segundo tempo. A única chance não entrou por capricho: lance genial de Riquelme e cabeçada na travessão de Blandi. Na sequência, Clemente Rodríguez foi expulso e obrigou o time a ficar todo atrás.
Nos pênaltis, tanto Newell's quanto Boca tiveram a chance de colocar um ponto final várias vezes no confronto, mas era noite para matar o torcedor do coração.
Depois de quase dez minutos na marca da cal, Martínez parou nas mãos de Guzmán e Maxi Rodríguez acertou a cobrança, sepultando o Boca Juniors da dupla Riquelme-Bianchi
FICHA TÉCNICA
NEWELL'S OLD BOYS (10) 0 X 0 (9) BOCA JUNIORS
Local: Estádio Marcelo Bielsa, em Rosário (ARG)
Data e horário: 29 de maio de 2013, às 19h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Germán Delfino (ARG)
Cartão Amarelo: Scocco (NOB); Clemente Rodríguez, Caruzzo, Riquelme (BOC)
Cartão Vermelho: Clemente Rodríguez, 11'/2ºT (BOC)
Gols: -
NEWELL'S OLD BOYS: Guzmán, Cáceres, Vergini, Heinze e Casco, Mateo (Tonzo, 37'/2ºT), Pablo Pérez (Orzán, 19'/2ºT) e Bernardi; Maxi Rodríguez, Figueroa (Urruti, 40'/2ºT) e Scocco. Técnico: Gerardo Martino
BOCA JUNIORS: Orión, Marín, Caruzzo, Pérez e Clemente Rodríguez, Somoza, Erbes, Erviti (Martínez, 40'/2ºT), Sánchez Miño (Rodríguez, 33'/2ºT) e Riquelme; Blandi (Zarate, 15'/2ºT). Técnico: Carlos Bianchi