Na noite em que estreou o terceiro uniforme, na cor azul-turquesa, o Santos jogou mal, mas venceu o The Strongest (da Bolívia) por 2 a 0, nesta quinta-feira, na Vila Belmiro, pela última rodada fase de grupos. Com o resultado, a equipe de Muricy Ramalho garantiu a liderança do Grupo 1, com 13 pontos. O adversário das oitavas de final depende do duelo entre Universidade de Chile e Atlético Nacional, da Colômbia, às 22h desta quinta. Os possíveis adversários são Bolívar (BOL) e o time chileno.
O time paulista não manteve o ritmo das suas últimas grandes apresentações e teve dificuldade em furar o bloqueio dos bolivianos no primeiro tempo. Ganso começou a partida ditando o ritmo da equipe, mas depois murchou e abriu espaço para Elano, Neymar e Borges aparecerem para o jogo.
Mas o primeiro susto no Tigre veio do próprio time do técnico Eduardo Villegas. Aos três minutos, Elano cobrou escanteio da esquerda e, na tentativa de afastar o perigo, o zagueiro Marchesini quase fez contra.
A bola aérea, aliás, foi a principal arma santista na primeira etapa. A nove minutos do intervalo, Edu Dracena desviou lançamento para Borges. Ágil, o centroavante encheu o pé, e a bola explodiu no travessão de Vaca. Na sequência, o camisa 9 cabeceou, e o goleiro defendeu.
Antes de descerem para os vestiários, Dracena e Neymar quase marcaram de cabeça. Primeiro Cristaldo salvou em cima da linha. Depois, o Santos desviou a bola de ombro, e ela passou raspando a trave. Inferior tecnicamente, o The Strongest teve muita dificuldade em criar lances de perigo. Só fez Rafael trabalhar em cruzamento de Cristaldo e em arremate de Soliz.
Na volta para o segundo, o técnico Muricy Ramalho cobrou maior compactação da equipe, que respondeu e cresceu um pouco no confronto. Muito pelo espaço que Neymar teve pelo lado esquerdo do campo.
Por ali, foi acionado por Juan, mas parou em Vaca. Na sequência, Adriano deu lançamento preciso, mas Neymar tentou cavadinha à la Messi e não conseguiu abrir o placar. Assim como de costume, o camisa 11 foi bastante caçado pelos adversários. Méndez e Parada terminaram o jogo com cartões amarelos após faltas no craque.
Se o Tigre praticamente não criou no segundo tempo, Alan Kardec teve uma chance clara aos 36 minutos e chutou por cima da meta de Vaca. No entanto, o atacante compensou quatro minutos depois. Após cruzamento, marcou de cabeça.
Antes do fim, Neymar recebeu na entrada da área e, ao invés de tentar uma jogada mais bonita plasticamente, tocou com classe no canto direito: 2 a 0 e o time paulista 100% na Vila Belmiro na Libertadores.