As condições de o Inter se classificar à Libertadores 2025 se alteraram pouco após o empate em 1 a 1 com o Flamengo, na quarta-feira (30). Levantamento realizado pelo departamento de matemática da UFMG, especialista em análises de probabilidades no futebol, aponta que a probabilidade de terminar entre os seis primeiros é de 94,1%.
Antes do jogo contra os cariocas, o índice era de 94,4%. As chances de título caíram de 0,69% para 0,25%.
O time de Roger Machado está na quinta colocação na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro, com 53 pontos, dois a menos do que o Flamengo, que, no momento, estaria com a última vaga direta na fase de grupos.
Abaixo, veja a situação colorada em relação a cada parte da tabela (título, Libertadores, Sul-Americana e rebaixamento).
Título
A probabilidade de taça para os colorados é reduzidíssima: 0,25%. A partir de 72 pontos, há mais chances (55,8%) de terminar na primeira colocação. Para alcançar a marca, o Inter teria de ser quase perfeito e somar 19 dos 21 pontos possíveis.
Hoje, 83 pontos é a pontuação que assegura o título. O time de Roger Machado não tem mais condições de somar tantos pontos.
O líder o Botafogo tem 67% de probabilidade de ser campeão. Ele é seguido pelo Palmeiras, com 29,1%. Fortaleza (3%), Flamengo (0,6%), Inter e São Paulo (0,082%).
Libertadores
A classificação está próxima. As chances de buscar o tri em 2025 são de 94,1%.
Com 57 pontos, existem mais chances de classificação do que ficar de fora do torneio. O Inter está a quatro pontos desta pontuação. A partir de 66 pontos, há garantia matemática de um posto no G-6. Porém, a partir dos 62 pontos, o índice é de 99%.
Em relação à projeção, o adversário de momento é o Bahia, o sétimo colocado, já que o Inter está dentro do G-6. Os baianos somam 46 pontos, com 49% de aproveitamento.
Nesse ritmo, a equipe de Rogério Ceni terminaria o torneio com 56 pontos. Assim, no atual cenário, bastaria ao Inter alcançar os 57 para se classificar.
Existe ainda a chance da zona de classificação ser ampliada em até três vagas, dependendo dos campeões da Libertadores, da Sul-Americana e da Copa do Brasil.
Sul-Americana
Como vaga encaminhada para a Libertadores, as probabilidades de o Inter acabar o Brasileirão na zona da Sul-Americana está em 5,9%.
Rebaixamento
O Inter já evitou matematicamente a chance de rebaixamento.