Depois de vencer o Bolívar nos dois jogos das quartas de final da Libertadores, o Inter se garantiu em mais uma semifinal da principal competição sul-americana. Essa é a sétima vez que o Colorado chega nesta fase da competição. O time enfrentará o vencedor do confronto entre Fluminense e Olimpia. Nas seis vezes em que chegou até esta fase da competição, soma um aproveitamento de 50% — avançou à final em três e foi eliminado na outra metade.
Nas duas primeiras semifinais, o formato era diferente. Para se classificar era preciso ficar na primeira posição em um grupo de três equipes. Em 1977, a chave semifinal colorada tinha Cruzeiro e Portuguesa, da Venezuela, e o Inter ficou na segunda posição, atrás dos mineiros, que avançaram para a decisão.
Três anos depois, a primeira vez colorada na final da Libertadores. O time comandado por Ênio Andrade se classificou em uma chave que ainda contava com Vélez Sarsfield e América de Cali e avançou para enfrentar o Nacional, do Uruguai, na decisão — os uruguaios ficaram com o título.
O Inter voltou às semifinais nove antes depois, quando cruzou com o Olimpia. Depois de vencer no Paraguai por 1 a 0, o Colorado viu os paraguaios surpreenderem no Beira-Rio e vencerem por 3 a 2 no tempo normal. Nos pênaltis, melhor para o Olimpia, que acabaria sendo vice-campeão da Libertadores de 1989.
Em 2006, ano do primeiro título colorado na principal competição sul-americana, a equipe comandada por Abel Braga se classificou contra o Libertad, do Paraguai. Depois de empatar em 0 a 0 em Assunção, o Inter, com gols de Alex e Fernandão, garantiu vaga na decisão, chegando à segunda final de Libertadores da sua história.
Quatro anos depois, a cena se repetiu. No bicampeonato do torneio, o Colorado eliminou o São Paulo nas semifinais. Depois de Giuliano dar a vantagem para o Inter no Beira-Rio, o jogo na capital paulista acabou 2 a 1 para o tricolor paulista, mas a equipe de Celso Roth avançou pelo gol fora de casa como critério de desempate.
O Colorado voltou às semifinais em 2015, sob o comando de Diego Aguirre. Na ocasião, chegou a vencer o Tigres, em casa, por 2 a 1, com gols de D'Alessandro e Valdívia, mas, depois, sucumbiu à força dos mexicanos e perdeu por 3 a 1 no México. O time mexicano seria derrotado na final para o River Plate.
Confira as semifinais de Libertadores do Inter:
- 1977 - Cruzeiro e Portuguesa-VEN - eliminado
- 1980 - Vélez e América de Cali - classificado
- 1989 - Olimpia - eliminado
- 2006 - Libertad - classificado
- 2010 - São Paulo - classificado
- 2015 - Tigres-MEX - eliminado
- 2023 - Fluminense ou Olimpia