Tido por muitos como o melhor time do país e atual campeão do Brasileirão, o Palmeiras que enfrentará o Inter neste domingo (16), às 18h30min, no Beira-Rio, passar por um momento de turbulência. Desde a volta da parada nas competições para a data Fifa, em junho, o Alviverde venceu apenas um dos seus sete jogos. A equipe de Abel Ferreira acabou eliminada da Copa do Brasil pelo rival São Paulo diante de sua torcida, no Allianz Parque, nesta quinta-feira (13).
Na Copa do Brasil, o Palmeiras não pôde contar com sua principal contratação na temporada. O atacante Artur estava indisponível por já ter defendido o Bragantino na competição. Ele retorna ao time para encarar o Inter. Mas é justamente o tema reforços que gera a maior cobrança no clube paulista no momento.
Com Abel Ferreira tendo a seu favor os oito títulos conquistados em menos de três anos de trabalho, a torcida tem dirigido às críticas para a presidente Leila Pereira. Na eliminação para o São Paulo, os gritos nas arquibancadas do Allianz Parque foram contra a diretoria, principalmente com pedidos de reforços.
"Ô Leila, faz um favor, pega o avião e contrata jogador", foi um dos gritos em alusão ao avião comprado por Leila para as viagens do plantel.
Do time titular campeão brasileiro em 2022, o meia Gustavo Scarpa e o volante Danilo deixaram a capital paulista para jogar no Nottingham Forest, da Inglaterra. Além de Artur, o volante Richard Rios, do Guarani, foi a outra contratação na temporada.
Após a eliminação para o São Paulo, o diretor de futebol alviverde Anderson Barros revelou que Abel Ferreira tem constantemente pedido reforços para a diretoria.
— Sim (Abel pediu reforços), ele é um treinador exigente e competitivo. Ele nos cobra o tempo inteiro, mas também tem ciência do que fazemos no dia a dia. Buscamos algumas alternativas, mas não vamos buscar de qualquer maneira para dar uma satisfação — afirmou reforçando a confiança na comissão técnica embora tenha admitido o mau momento.
— Atravessamos um momento delicado, temos consciência disso. Sempre demos sinais e mostramos ao nosso torcedor que temos uma equipe competitiva. Nosso torcedor é apaixonado, isso sempre está acima é da mesma forma que nós incentivou, teve o direito de cobrar ao final dela — completou o diretor.
A partida contra o São Paulo foi a terceira seguida que ninguém da comissão técnica nem do grupo de jogadores do Palmeiras concedeu entrevista. A medida foi tomada por decisão da diretoria após a nota oficial da CBF divulgada contra declarações do auxiliar de Abel Ferreira, o também português João Martins, que criticou a arbitragem e apontou um suposto interesse de que o Palmeiras não seja novamente campão brasileiro.
A sequência ruim
Logo na retomada do Brasileirão da parada na data Fifa, o Palmeiras foi derrotado pelo Bahia, em Salvador, por 1 a 0, com gol do ex-gremista Thaciano. Na ocasião, Abel Ferreira não pôde contar com o goleiro Weverton, o lateral-esquerdo Piquerez, o meia Raphael Veiga e o atacante Rony, que defenderam suas seleções.
Já com o quarteto selecionável, o Palmeiras perdeu quatro dias depois para o Botafogo, no Allianz Parque, no que aquele momento era o duelo entre líder e vice-líder do Brasileirão. A equipe se recuperou no jogo seguinte, quando goleou o Bolívar, também em São Paulo, por 4 a 0, e confirmou o primeiro lugar em sua chave com a melhor campanha da fase de grupos da Libertadores. Desde então, disputou quatro partidas. Foram duas derrotas para o São Paulo na Copa do Brasil, e empates com Flamengo e Athletico-PR, pelo Brasileirão.
Nos sete jogos desde a parada da data Fifa, o Palmeiras acumula quatro derrotas, dois empates e uma vitória. No total da temporada, o Alviverde sofreu sete derrotas em 43 compromissos. Ou seja, apenas nas últimas sete partidas perdeu mais do que havia acontecido nos 36 jogos anteriores.
Palmeiras desde a data Fifa
- 7 jogos
- 4 derrotas
- 2 empates
- 1 vitória
- Aproveitamento: 23,8%.
Palmeiras em 2023
- 43 jogos
- 25 vitórias
- 11 empates
- 7 derrotas
- Aproveitamento: 66,6%