O gramado foi o personagem principal do empate em a 0 a 0 do Inter com o Novo Hamburgo, pela quinta rodada do Gauchão, domingo à noite, no Estádio do Vale. O campo "picotado", com diferentes tons de verde e claramente irregular dificultou as criações das duas equipes.
Mano Menezes não poupou críticas ao ao gramado. Segundo o técnico do Inter, é ruim para o esporte em si jogar nessas condições.
— É quase impossível jogar futebol neste campo. É um desrespeito ao Gauchão. Deveríamos chamar os clubes e acertar. Não é coincidência que os três jogos que ocorreram aqui foram 0 a 0. É ruim para as duas equipes, mas para uma mais técnica, o sofrimento é maior. A equipe competiu, brigou por todas as bolas. Mas achei que em determinados momentos, simplificamos demais. Se tivéssemos jogado com um pouco mais de lucidez, de triangulações, teríamos criado mais chances para vencer o jogo. Mas vou desculpar os jogadores porque estava muito difícil — disse o técnico.
Entre os atletas, houve consenso dos problemas. Alan Patrick, que quase fez o gol mais bonito do campeonato, ao driblar uma série de jogadores e chutar (a bola bateu na trave), declarou:
— O gramado aqui é complicado, mas acho que, em termos de espírito e de luta a nossa equipe se comportou muito bem. Sabíamos que seria um jogo fora das nossas características, de toque de bola.
Renê acrescentou:
— Acredito que hoje foi um jogo diferente, criamos, mas finalizamos errado. Infelizmente a bola bateu na trave, o goleiro pegou. É levantar a cabeça porque não ganhamos, mas também não perdemos.
Sobre a escalação com três atacantes de origem, Wanderson, Pedro Henrique e Alemão, Mano disse que imaginou ser a única forma de atuar nas condições do jogo:
— Queríamos colocar os três atacantes juntos, achei que seria o jogo ideal porque seria difícil construir pelo meio. Tivemos força e eles quase não chegaram na nossa área. Com três à frente da linha da bola muda o jeito de jogar. Vai depender das partidas.
O Inter volta a campo na quarta-feira. Às 21h30min, recebe o Caxias, no Beira-Rio, pela sexta rodada. O time está na vice-liderança do Gauchão, mas já ficou a seis pontos de distância do líder Grêmio.