O torcedor colorado pode preparar o passaporte para a próxima temporada. Em 2023, o Inter cruzará os céus da América para disputar pela 15ª vez o principal torneio do futebol sul-americano. Ainda resta saber se será nas etapas preliminares ou direto na fase de grupos da Libertadores. Bastam seis pontos para conseguir um lugar na fase quente.
Com duas vitórias, não há necessidade de nenhum resultado paralelo, mas uma mãozinha dos rivais pode antecipar a classificação. Uma vitória sobre o Ceará, na quarta-feira (26), combinada com tropeço dos vizinhos de tabela, abrem a possibilidade de a vaga ser conquistada na quinta-feira, quando a 34ª rodada será encerrada.
Confira, a seguir, os cenários para o time de Mano Menezes nesta reta final do Brasileirão.
O número de vagas
O número de vagas à Libertadores pode variar para mais ou para menos dependendo das posições que Flamengo e Athletico-PR, finalistas da Libertadores, terminarem no Brasileirão. Campeão da Copa do Brasil, o clube carioca tem lugar assegurado na competição continental, o que abre uma vaga extra caso termine no G-6 do Brasileirão e direta na fase de grupos se ficar entre os quatro primeiros.
Se os dois clubes ficarem entre os seis primeiros, o G-6 vira G-8 independentemente do que acontecer na final de sábado. Se ficarem nas quatro melhores colocações, o número de vagas diretas saltará para seis.
Por que o Inter está classificado?
Porque, na pior das hipóteses, o Inter ficará na oitava colocação.
Caso não some nenhum ponto e seus vizinhos de tabela terminem na frente na classificação, o time de Mano Menezes não pode ser ultrapassado pelo América-MG, o nono colocado.
Para o Colorado ficar em oitavo, necessariamente, Flamengo e Athletico-PR estarão na zona de classificação à Libertadores, o que, independentemente do resultado da decisão do fim de semana, abrirá duas vagas para o principal torneio continental, o que fará com que os oito primeiros colocados tenham um lugar na Libertadores.
Vaga na fase de grupos
Se somar seis pontos, o Inter chega aos 67 e garante vaga na fase de grupos, ficando inalcançável para Athletico-PR, Atlético-MG e São Paulo.
A vaga pode vir no meio da semana caso o Inter vença, chegue a 64 pontos, e o Athletico-PR perca, poderá atingir, no máximo, 63. Nesse cenário, os resultados de Atlético-MG e São Paulo não interessam, pois podem chegar apenas a 63 e 62 pontos, respectivamente.
Os jogos que faltam
Inter
- Ceará (C)
- América-MG (F)
- Athletico-PR (C)
- São Paulo (F)
- Palmeiras (C)
Corinthians
- Fluminense (C)
- Flamengo (F)
- Ceará (C)
- Coritiba (F)
- Atlético-MG (C)
Fluminense
- Corinthians (F)
- Ceará (F)
- São Paulo (C)
- Goiás (C)
- Bragantino (F)
Athletico-PR
- Palmeiras (C)
- Goiás (C)
- Inter (F)
- Atlético-GO (F)
- Botafogo (C)
Atlético-MG
- Juventude (C)
- São Paulo (F)
- Botafogo (C)
- Cuiabá (C)
- Corinthians (F)
São Paulo
- Atlético-GO (C)
- Atlético-MG (C)
- Fluminense (F)
- Inter (C)
- Goiás (F)