A noite fria e chuvosa desta sexta-feira (24) foi de acerto de contas do Inter com sua torcida. Depois da decepcionante derrota de virada para o Botafogo, no último domingo (19), o Colorado fez uma atuação segura e venceu o Coritiba por 3 a 0, no Beira-Rio. Os gols marcados por Taison e Edenilson, no primeiro tempo, e Alemão, na etapa final, valeram para o time de Mano Menezes subir para o terceiro lugar na classificação do Campeonato Brasileiro.
Ainda será preciso esperar pelos resultados de Athletico-PR e Atlético-MG neste sábado (25) para saber se o clube gaúcho irá permanecer no G-4 ao final da 14ª rodada. Os paranaenses recebem o Bragantino, às 16h30min, enquanto os mineiros vão encarar o Fortaleza, também em seus domínios, a partir das 21h.
De qualquer forma, o reencontro com a vitória serve como motivação para o confronto de ida das oitavas de final da Sul-Americana diante do Colo-Colo, em Santiago, na terça-feira (28).
O anúncio da escalação do Inter confirmou o garoto Thauan Lara como titular na lateral esquerda diante das ausências de Renê, Moisés e Paulo Victor. Rodrigo Moledo entrou naturalmente na zaga na vaga do suspenso Mercado enquanto Taison, Pedro Henrique e Alemão foram as opções para o setor ofensivo de uma equipe que pela primeira vez na era Mano Menezes teve Wanderson e Alan Patrick como desfalques de forma simultânea.
Apesar de ser o substituto de Wanderson, Pedro Henrique atuou pelo setor direito, o que mexeu também nos posicionamentos de Edenilson e De Pena. O camisa 8 foi o volante ao lado de Gabriel enquanto o uruguaio atuou aberto pelo lado esquerdo do meio-campo.
De volta ao time titular após mais de dois meses, Taison carregou no braço a faixa de capitão que vinha sendo de Edenilson e foi alvo de algumas vaias no anúncio da escalação no telão do Beira-Rio. Quando a bola rolou, porém, os pouco mais de 13 mil torcedores presentes trataram de empurrar o time em busca da vitória.
Apesar da empolgação da torcida, o Coritiba teve a primeira chance de partida. Com menos de 2 minutos, Alef Manga arrancou pela esquerda e tocou para Léo Gamalho, que chutou de primeira e acertou a trave. O Inter respondeu rápido. Pedro Henrique, que jogou aberto pelo lado direito, arrancou em velocidade e serviu Alemão, mas o centroavante acabou chutando em cima do goleiro Rafael William.
Goleada do Inter teve a assinatura de Pedro Henrique
CONFIRA NA COLUNA
O jogo teve um começo aberto. Foram sete finalizações nos primeiros 15 minutos. O Coxa estava em vantagem nesse quesito, com quatro chutes a gol contra três, mas aí o Inter foi certeiro em sua quarta oportunidade.
O Colorado abriu o placar aos 18 em jogada que começou com Rodrigo Moledo. O zagueiro carregou a bola e tocou para Pedro Henrique, que repetiu a arrancada de alguns minutos antes, mas dessa vez encontrou Taison, que não perdoou. O camisa 7 mandou para os fundos das redes para abrir o placar e fazer as pazes com a torcida.
A empolgação da torcida só diminuiu um pouco aos 30 minutos, quando Fabricio Bustos sentiu dores na coxa direita e precisou ser substituído. Heitor, então, entrou na lateral direita.
A partida diminuiu de ritmo. Em vantagem, o Inter recuou suas linhas e tratou de proteger o gol de Daniel, que pouco trabalhou no restante do primeiro tempo. Aos 41, o Colorado foi cirúrgico. Após uma jogada iniciada por Carlos de Pena, Alemão deu um toque e a bola chegou para Edenilson. O camisa 8 finalizou com precisão para decretar o 2 a 0 como placar da primeira etapa.
Inter mostrou maturidade na goleada sobre o Coritiba
CONFIRA NA COLUNA
Mano manteve o time para o segundo tempo enquanto o paraguaio Gustavo Morínigo mexeu na lateral esquerda colocando Egídio no lugar do já amarelado Guilherme Biro no setor onde o Inter tinha Pedro Henrique em grande noite. Como no começo do jogo, o Coxa assustou cedo na segunda etapa. Aos 6, Igor Paixão chutou da entrada da área e mandou perto da meta de Daniel.
A tentativa de reação paranaense, porém, caiu por terra dois minutos depois. Taison arrancou e Alemão teve oportunismo. Ele dominou na área e bateu colocando acertando a trave ainda antes de a bola no fundo das redes e virar goleada no Beira-Rio: 3 a 0.
Com a vitória garantida, Mano começou a pensar na Sul-Americana e sacou Carlos de Pena para a entrada de Johnny aos 15. O Inter não fez questão de ter muito a bola com a vantagem de 3 a 0 e tratou de marcar no seu campo. Com duas linhas próximas da área, o Colorado negou espaços para um Coritiba que mostrava sinais de desânimo.
Foi só esperar o apito final do árbitro Jefferson Ferreira de Moraes para o Inter comemorar a vitória e ir embalado para o Chile.
Brasileirão
14ª rodada - 24/6/2022
INTER
Daniel; Fabricio Bustos (Heitor, 30’/1ºT), Rodrigo Moledo (Kaique Rocha, 31/2ºT), Vitão e Thauan Lara; Edenilson e Gabriel; Pedro Henrique (Caio Vidal, 31/2ºT), Taison (Maurício, 31/2ºT) e De Pena (Johnny, 14’/2ºT); Alemão.
Técnico: Mano Menezes
CORITIBA
Rafael William; Matheus Alexandre, Henrique, Luciano Castán e Guilherme Biro (Egídio, INT); Willian Farias e Matías Galarza; Alef Manga (Fabrício Daniel, 13’/2ºT), Thonny Anderson (José Hugo, 13’/2ºT) e Igor Paixão (Neilton, 39'/2º); Léo Gamalho.
Técnico: Gustavo Morínigo
GOLS: Taison (I), aos 18min, Edenilson (I), aos 41min do 1º tempo; Alemão (I), aos 8min do 2º tempo tempo
CARTÕES AMARELOS: Thauan Lara, Caio Vidal (I); Guilherme Biro, Igor Paixão, Matheus Alexandre (C)
PÚBLICO: 13.454 (11.590 pagantes)
RENDA: R$ 561.464
LOCAL: Estádio Beira-Rio, em Beira-Rio
ARBITRAGEM: Jefferson Ferreira de Moraes, auxiliado por Cristhian Passos Sorence e Tiago Gomes da Silva (trio de GO). VAR: Emerson de Almeida Ferreira (MG).
PRÓXIMO JOGO
Terça-feira, 28/6 – 21h30min
Colo-Colo x Inter
Estádio Monumental do Chile - Sul-Americana (oitavas de final, ida)