Assim como o Inter, o Colo-Colo empatou em casa na noite desta segunda-feira (30). Uma das diferenças é que, com o placar de 0 a 0 diante do Ñublense, a equipe manteve-se na liderança do campeonato chileno, empatado em 29 pontos com o mesmo adversário que enfrentou em campo, e o Unión Española. A outra diferença é que, a partir desta terça (31), o adversário colorado nas oitavas de final da Copa Sul-Americana recebeu férias.
Como o calendário chileno é adaptado à Europa, as equipes nacionais entraram em recesso. O time comandado por Gustavo Quinteros, por exemplo, só voltará a disputar uma partida oficial no dia 18 de junho, quando enfrentará o Temuco, pela Copa Chile. Antes disso, contudo, planeja uma pré-temporada na Argentina.
— Temos tudo planejado e armado. Só falta confirmar os dois jogos amistosos que temos falado. Vamos estar 11 dias na Argentina trabalhando muito na parte física em um turno, a parte tática e futebolística no outro. Estaremos em um lugar onde trabalhamos com o Emelec e com a seleção do Equador. Ali, temos todo o tempo para treinar. Não tem que sair, viajar 40 minutos. É um lugar fechado, onde você se dedica por inteiro ao time, ao grupo. Os jogadores são muito amigos, isso se nota em campo. E isso se fortalece quando você compartilha horários em um mesmo lugar todo o tempo. Voltaremos uma dia antes do jogo com o Temuco pela Copa Chile — relatou o treinador que, em 2015, trabalhou com o Emelec no complexo do Buenos Aires Football Club.
Desta forma, os atletas do Colo-Colo receberão uma semana de folga, se reapresentando apenas na próxima segunda-feira (6), para viajar à Argentina. O retorno a Santiago está previsto para o dia 17.
Conforme divulgado pela Conmebol, o confronto de ida com o Inter ocorrerá no dia 28 de junho. Ou seja, o time chileno terá mais 10 dias de preparação para este duelo e a ideia é agregar reforços ao elenco. A volta se dará no dia 5 de julho, em território chileno.
— Queremos incorporar jogadores. Temos um rival complicado na Sul-Americana. Com alguns jogadores a mais, podemos ser mais competitivos, sem deixar de lado o torneio local. Devemos estar fortes para quando jogarmos esse torneio e também para o campeonato nacional, que é nosso objetivo principal — disse Quinteros.
Uma das posições procuradas pelo clube é a de goleiro. Isso porque o titular da posição, Brayan Cortés, passou por uma cirurgia no joelho direito.
— Não temos vaga de estrangeiro, mas estamos buscando com os dirigentes para agregar a este plantel mais três jogadores de uma vez para o ano que vem e, assim, não pensar em contratações para 2023. Assim, podemos terminar a temporada muito melhores e se, no ano que vem, classificarmos para a Libertadores, teríamos um time mais forte, com mais variações. Esperamos que seja possível e, se não, competiremos com o que tivermos. Aí teremos que priorizar o torneio local ou a Sul-Americana. Às vezes, você não se dá conta quando falta um jogador importante. Então, queremos isso: contratar agora e não fazer no fim do ano — explicou o treinador.