— Se jogar com a mesma entrega e organização, venceremos na terça-feira.
Após o empate em 2 a 2 com o Corinthians, Mano Menezes resumiu assim a projeção do confronto entre Inter e Independiente Medellín-COL, nesta terça-feira (17), pela Copa Sul-Americana. O Colorado precisa vencer para seguir em uma situação favorável para se classificar à próxima fase. Se empatar, o cenário pode ficar complicado caso o Guaireña, líder do Grupo E, superem o 9 de Octubre.
Embora o empate em 2 a 2 com o Corinthians tenha sido o quarto seguido do time na temporada, a produção ofensiva no primeiro tempo – quando o Colorado terminou vencendo por 2 a 1 – gerou o otimismo do treinador. Além dos gols marcados por Alan Patrick e Wanderson, a equipe criou outras oportunidades. Três delas caíram nos pés de David, escalado dessa vez como centroavante. Se nos empates anteriores se observava uma dificuldade de criação, dessa vez o Inter pecou no acabamento.
— Fizemos um jogo muito bom no primeiro tempo, com volume e qualidade de chegada na frente. Poderíamos ter feito um placar de vitória pelo que apresentaram as duas equipes. Estamos pecando nesse último detalhe da construção final. Chegamos muitas vezes na condição de marcar gols — analisou treinador colorado.
No entanto, como ocorreu também em Caxias do Sul, quando o Juventude conseguiu o empate nos minutos finais, o Inter foi empurrado pelo Corinthians no segundo tempo e enfrentou dificuldades de desafogo no campo de defesa. Além disso, a bola aérea vazou novamente, apesar de o gol marcado por Gil ter sido anulado.
— No segundo tempo, o adversário mudou, nos empurrou para trás e tivemos dificuldades de saída. Penso que sofremos dois gols por erro semelhante da linha defensiva. Desmanchamos a linha de quatro — explicou Mano Menezes.
Estreando como titular, Alan Patrick foi peça-chave para a mudança no esquema tático para o 4-4-2. Meia-armador, ele ocupou a posição mais avançada do meio-campo, formado também por Rodrigo Dourado, Edenilson e De Pena. Além de articular as jogadas, o camisa 10 mostrou ser também um meia que pisa na área. Foi assim no primeiro gol, quando mandou para as redes dentro da pequena área, e no segundo gol, quando foi o autor do cabeceio defendido por Cássio, antes de Wanderson aproveitar o rebote.
Contudo, Alan Patrick não está inscrito na primeira fase da Copa Sul-Americana e somente poderia atuar na fase de oitavas de final. Sendo assim, uma alteração no 11 inicial será necessária. Além disso, não há no elenco um atleta com a mesma característica. Diante do Corinthians, Pedro Henrique substituiu o meia no segundo tempo, porém entrou na ponta-direita. Mas ele também não está na lista do colorado na competição e também fica de fora do jogo contra o Independiente Medellín.
Tudo indica que Mauricio ganhará nova oportunidade entre os titulares. O jovem entrou pela esquerda e depois terminou o jogo como meia-atacante central. Bruno Méndez, que não pôde atuar diante do Corinthians por pertencer ao clube paulista, estará de volta.