A escalação de Gabriel Mercado como lateral-esquerdo foi uma novidade de Alexander Medina no empate com o 9 de Octubre nesta quarta-feira (6), pela Copa Sul-Americana, no Equador. O argentino, que teve o maior destaque da carreira como lateral-direito e que vem atuando como zagueiro nos últimos anos, jogou pela primeira vez no lado esquerdo da defesa do Inter nesta temporada. Ele foi o sexto jogador diferente usado pelo treinador na posição em 2022.
O Inter tem três laterais-esquerdos de origem no elenco. O mais usado nesta temporada foi Moisés, que esteve em campo em oito partidas, sendo sete como titular — um total de 619 minutos. O lateral não está à disposição do treinador, em razão de uma lesão sofrida no primeiro Gre-Nal do Gauchão. Paulo Victor também tem oito partidas, mas iniciou seis compromissos — jogou 486 minutos. Expulso no clássico de ida da semifinal do Estadual, vencido pelo Grêmio por 3 a 0, ele ficou no banco na noite desta quarta.
Após o jogo contra o 9 de Octubre, Medina justificou a utilização de Mercado na lateral pela preocupação com a bola aérea do time equatoriano. A opção, no entanto, acabou não dando resultado, já que os dois gols sofridos pelo Inter foram em jogadas pelo alto — último com Mercado sendo o atleta colorado batido no duelo aéreo com o atacante Mauro da Luz.
— Trabalhamos muito este tema (bola aérea). Insistimos, mas acontece. Precisamos ter um melhor posicionamento nesta situação. Ter uma boa marcação, os rivais por perto para não deixá-los subir. É por isso que também buscamos subir a estatura com Gabriel (Mercado), pela fortaleza do rival. Não ocorreu como planejamos. Levamos gols pela forma que trabalhamos — declarou Medina.
O terceiro lateral-esquerdo de origem do elenco do Inter é o garoto Thauan Lara, de 18 anos. O jovem treina com o grupo principal desde o começo da temporada, mas ainda não foi utilizado em nenhuma partida. No último Gre-Nal, mesmo sem Paulo Victor e Moisés à disposição, Thauan Lara sequer ficou no banco na Arena.
O titular da posição naquele Gre-Nal vencido pelo Inter por 1 a 0, com o gol de falta de Taison, foi Liziero. O jogador, contratado do São Paulo no começo do ano, iniciou contra o Grêmio a primeira partida como titular na lateral e já havia entrado nessa função na reta final da derrota para o São José, em 20 de fevereiro.
Os outros três jogadores atuaram improvisados na lateral esquerda no decorrer de jogos. O zagueiro Bruno Méndez fez essa função na reta final dos dois Gre-Nais disputados no Beira-Rio enquanto Boschilia foi improvisado nos últimos 13 minutos do empate com o Brasil de Pelotas, também em casa, em 16 de fevereiro. O titular diante do Xavante foi Paulo Victor, que sentiu lesão e pediu para ser substituído. Boschilia foi a escolha para entrar na função mesmo tendo Moisés no banco. No empate com o Guarany, em Bagé, PV iniciou como titular e saiu faltando seis minutos com o lateral direito Heitor sendo utilizado pela esquerda.
Moisés seguirá como desfalque para a estreia do Inter no Brasileirão diante do atual campeão Atlético-MG, no domingo, às 16h, no Mineirão. Paulo Victor é o lateral à disposição enquanto Liziero e Mercado são opções para nova improvisação no setor.
Os jogadores utilizados por Medina na lateral esquerda:
- Moisés
619 minutos - Paulo Victor
486 minutos - Liziero
104 minutos - Mercado
90 minutos - Bruno Méndez
25 minutos - Boschilia
13 minutos - Heitor
6 minutos