A estreia do Inter na Copa Sul-Americana repetiu problemas vistos ao longo do Gauchão e na eliminação precoce na Copa do Brasil. Em mais uma noite de desempenho ruim, o Colorado empatou por 2 a 2 com o 9 de Octubre depois abrir 2 a 0 no primeiro tempo. Após a partida, o técnico Alexander Medina admitiu as dificuldades da equipe na etapa final e lamentou que seu time tenha sofrido gols de bola aérea, algo que, segundo ele, foi bastante treinado na preparação para o jogo.
— Cometemos erros na defesa e justamente no que havíamos treinado porque sabíamos que eles eram fortes no jogo aéreo. Eles têm altura e força. Vimos que eles tinham essa virtude, treinamos e sofremos os gols. Às vezes você treina, planeja e as coisas acontecem igual. Temos de ter a equipe mais forte para em bloco poder atacar e defender bem. Temos de ressaltar os pontos bons do primeiro tempo, onde a equipe jogou como planejamos. Depois, no segundo tempo, não aconteceu (como planejamos) e sofremos o empate — lamentou.
A preocupação com a bola aérea foi usada por Cacique Medina como justificativa para a escalação de Gabriel Mercado como lateral esquerdo.
— A posição de Gabriel (Mercado) era para dar fortaleza física ao time. O rival usa muito o jogo aéreo, fez muitos gols assim. Quisemos ganhar alguns centímetros. A ideia era ter a linha de três na saída para ter amplitude pelos lados e poder jogar na entrelinha. Postamos um meio com Edenilson, Gabriel e Liziero, dois extremas (Mauricio e Taison) e um centroavante (Wesley Moraes). No segundo tempo mudamos o esquema (do 4-1-4-1 para o 4-2-3-1) porque precisávamos fazer alguns ajustes — justificou.
Sobre o empate, Medina afirmou que as circunstâncias da partida fizeram com que o resultado ficasse com o gosto amargo, mas disse que o ponto fora de casa será positivo caso o Inter confirme as vitórias dentro do Beira-Rio.
— Viemos para ganhar o jogo. Obviamente que empatar fora de casa em competições continentais é sempre importante somar ponto, mas não como foi o jogo hoje, de termos a vantagem e tido chances para o terceiro gol. Não ficamos satisfeitos (com o resultado) porque queríamos a vitória, mas há que ressaltar algumas partes do primeiro tempo, onde o time foi bem. Demoramos um pouco para nos acostumarmos com o gramado, mas depois jogamos bem. No segundo tempo eles tiveram o ímpeto de descontar e se arriscaram. Vamos ter de vencer em casa — completou.