O Inter apresentou na manhã desta sexta-feira (8) seu novo reforço para o sistema defensivo. O zagueiro Vitão chega do Shakhtar Donetsk para ser mais uma opção para Alexander Medina. Em sua primeira manifestação como jogador colorado, o atleta de 22 anos ressaltou que se sentiu em casa nos primeiros dias no CT Parque Gigante e afirmou que não teve dúvida de aceitar jogar no clube assim que recebeu a primeira proposta.
— Tive sondagem de outros clubes, mas, com todo respeito aos outros, o Inter é muito grande. Quando me foi apresentado esse projeto, não pensei duas vezes — disse antes de agradecer pela recepção que teve em Porto Alegre:
— Todos me receberam muito bem, desde jogadores até a comissão. Estou muito feliz. O primeiro contato é difícil, mas estou feliz. Fui bem recebido e estou me sentindo em casa.
Vitão está com o contrato com o Shakhtar Donetsk suspenso por causa da guerra entre Rússia e Ucrânia e chega inicialmente por um empréstimo de três meses. Há, no entanto, conversas da direção colorada com o staff do jogador para prolongar esse vínculo, pelo menos, até o final da temporada.
— Só Deus sabe o que vai acontecer ao final desses três meses. Enquanto estiver aqui vou defender as cores do Inter da maneira que for possível e no final entregar nas mãos de Deus. Estou com cabeça focada no Inter, em ajudar. Agradeço pela oportunidade que me deram. Não penso em voltar agora. Estou focado aqui e depois veremos o que será melhor. O que for melhor para o Inter será para mim — disse ao ser questionado sobre o tempo do contrato.
O zagueiro foi contratado pelo Shakhtar do Palmeiras em 2019. O clube ucraniano pagou 4 milhões de euros para tirá-lo do Alviverde.
Confira outros trechos da entrevista de Vitão:
Condições físicas
"Os jogadores do Inter têm grande qualidade. Eu acompanhei o clube antes de vir. Estou preparado, cheguei na segunda-feira e venho treinando em dois períodos. Deixo nas mãos do treinador. Vou me preparar para estar bem para quando chegar a oportunidade. Nessa primeira semana focamos na parte física. Eu fiquei um tempo sem treinar e jogar, mas estou me sentindo bem. Hoje estou melhor do que ontem e amanhã estarei melhor que hoje. Estou à disposição se for preciso".
Adaptação ao futebol brasileiro
"Em treinamento não tem muita diferença. Os treinos do Inter são bem parecidos aos do Shakhtar. Em questão de jogo, saí do Brasil cedo e estou adaptado ao jogo da Europa, que é rápido e não pode parar para pensar porque te roubam a bola. Vim com a cabeça de fazer o meu jogo. Se for preciso adaptação, estou preparado para me adaptar".
Conversa com Alan Patrick, que interessa ao Inter
"Ele está bem focado na família dele e não sei ainda se irá acertar. Isso não sei".
Lado prefencial na zaga
"Poucos me conhecem porque o Campeonato Ucraniano não é muito visto aqui. Sobre lado, sou destro, mas sou acostumado e gosto de jogar pela esquerda também. Quero ajudar. Se for para atuar improvisado, também não tem problema. Estou aqui para ajudar".
Ficha técnica
- Nome: Vitor Eduardo da Silva Matos
- Nascimento: 2/2/2000 (22 anos)
- Naturalidade: Jacarezinho-PR
- Clubes anteriores: Palmeiras e Shakhtar Donetsk