A lesão sofrida por Renzo Saravia cria uma disputa na lateral direita do Inter que pode abrir lugar para a estreia de Gabriel Mercado diante do Santos, no próximo domingo, na Vila Belmiro. O argentino concorre com o garoto Heitor pela vaga de titular no lado direito da defesa do time de Diego Aguirre.
A partida contra o Santos será a 14ª de Aguirre no comando do Inter nesta temporada. Das 13 disputadas até agora, Saravia foi titular em sete delas. Heitor é o justamente o segundo jogador que mais ocupou a lateral direita, iniciando quatro jogos. Os zagueiros Bruno Méndez e Zé Gabriel atuaram improvisados por ali em uma oportunidade cada.
Heitor foi o escolhido para entrar no segundo tempo contra o Fluminense após Saravia sentir a lesão no joelho direito em partida na qual Mercado não estava no banco em razão do limite de estrangeiros no Brasileirão. Sem o compatriota Saravia, o argentino certamente será relacionado pela primeira vez desde sua chegada ao Inter e viajará ao Litoral Paulista.
Mercado foi contratado no mês passado como reforço para o miolo da zaga no momento que o time passava por problemas defensivos. Por vir do Exterior, ele pôde ficar à disposição somente a partir de agosto. Nesse período, Bruno Méndez se firmou ao lado de Cuesta na zaga.
Assim, a possibilidade de Mercado virar titular se oferece na lateral direita, posição onde ele despontou no futebol sul-americano com as camisas de Estudiantes e River Plate e disputou uma Copa América e uma Copa do Mundo como titular da Argentina. Desde a passagem pelo Sevilla, iniciada em 2016, porém, ele passou a atuar mais como zagueiro. Em seu último clube, o Al-Rayyan, onde foi comandado por Diego Aguirre, Mercado foi fixado como defensor central.
— O Mercado sempre foi um jogador que sua função principal como lateral era dar poder de marcação, com muita agressividade na hora de pressionar os adversários. Com o passar do tempo, ele foi evoluindo a parte ofensiva. Mesmo sem ter uma grande capacidade técnica, se mostrou inteligente para aproveitar os espaços. Ele sabia aproveitá-los e entender os momentos de subir ao ataque ou de ficar atrás. Essa leitura de jogo lhe permitiu fazer uma boa carreira como lateral — avalia o analista tático do Diário Olé Vicente Muglia.
Para o ex-lateral-direito do Inter e atual treinador Luiz Carlos Winck, Mercado passa a ser uma boa opção para quando Diego Aguirre quiser um maior poder de marcação no lado direito. Para uma sequência de jogos, ele avalia a aposta em Heitor como melhor alternativa.
— O Mercado vai cumprir uma função mais de marcação do que de apoio. Pode ser utilizado em alguns jogos ou momentos em que o Aguirre pense em fortalecer o sistema defensivo. Eu daria continuidade ao Heitor no momento. Ele vem sendo opção e nada mais justo do que ganhar sequência. Se o Heitor oscilar, aí sim vejo a possibilidade para o Mercado — opina.
Pelo tempo de parada previsto pelo Inter, Saravia deverá ficar fora, além do confronto com o Santos, dos jogos contra Atlético-GO, Bragantino e Sport. Serão, pelo menos, quatro rodadas para Aguirre escalar um novo lateral pela direita.
Os titulares da lateral direita com Diego Aguirre
- Saravia - 7 jogos
- Heitor - 4 jogos
- Bruno Méndez - 1 jogo
- Zé Gabriel - 1 jogo