
A direção do Inter deu mais detalhes sobre as 45 demissões realizadas nesta sexta (20). Em entrevista a GZH, o CEO do clube, Giovane Zanardo, disse que os desligamentos fazem parte de um "plano estruturado em busca de eficiência administrativa e operacional", que envolve ainda outras medidas, como revisão de contratos e corte de gastos não-essenciais.
— Não se trata de um mero plano de desligamento de colaboradores. Então, não consigo e não posso avaliar apenas uma medida. Embora esses desligamentos não sejam agradáveis e não nos deem nenhuma satisfação, a medida é necessária e importante em busca da eficiência administrativa e operacional. Fazer mais com menos é fundamental para o clube seguir competitivo nas competições que participa e tenha um amanhã sólido, sustentável e vencedor — disse Zanardo.
O dirigente ressalta que a gestão atual, liderada pelo presidente Alessandro Barcellos, vem desde o início do ano tomando várias medidas em busca do equilíbrio orçamentário, conforme anunciado na última campanha eleitoral.
— Não podemos olhar apenas para os desligamentos dos colaboradores. Precisamos remeter ao projeto que foi validado pelos sócios nas urnas. O projeto tinha algumas premissas. Uma delas foi o enfrentamento das dificuldades financeiras do Inter. A outra foi a busca por receitas, especialmente as receitas sociais, atingindo o patamar de 200 mil sócios até o final da gestão. E a terceira era fazer isso de forma competitiva do ponto de vista desportivo. Dentro desta lógica, a gestão tem trabalhado com algumas ações com este propósito — completou.
Conforme anunciado pelo clube na manhã desta sexta (20), quatro medidas foram tomadas buscando a referida "eficiência administrativa e operacional": "a revisão de todos os contratos com fornecedores estratégicos; o desligamento de cerca de 45 colaboradores de todas as áreas; a reavaliação de rotinas, processos e sistemas; e a redução de gastos correntes não essenciais".
A meta da direção com todas essas medidas é economizar até R$ 80 milhões até dezembro de 2022. Para o fim de 2021, o objetivo é zerar o déficit, que bateu na casa dos R$ 90 milhões em 2020.
Confira a nota completa divulgada pelo Inter:
Desde o início, a atual gestão colorada tem demonstrado, de forma transparente, sua preocupação com a realidade financeira do Clube e com a necessidade de buscar maior eficiência administrativa e operacional.
Mas não basta reconhecer o problema, é preciso construir as soluções. Passo a passo, estamos realizando uma reestruturação administrativa, revisando processos, reavaliando fontes de receitas e fazendo os ajustes financeiros necessários para atender as necessidades da nossa estrutura, em todos os setores.
Nesta direção, o Sport Club Internacional comunica a implementação e acompanhamento, a partir de hoje, de uma nova série de medidas administrativas, tais como:
- Revisão de todos os contratos com fornecedores estratégicos;
- Desligamento de cerca de 45 colaboradores, de todas as áreas;
- Reavaliação de rotinas, processos e sistemas;
- Redução de gastos correntes não essenciais.
São decisões que tomamos hoje para construir um amanhã sólido, sustentável e vencedor para o Clube. Porque se o presente é difícil, o futuro pode ser pior se não fizermos o que precisa ser feito agora. Lembrando, sempre, que administramos em nome da torcida e é por ela, e para ela, que devemos gerir o Inter com responsabilidade, honestidade, amor e compromisso com o futuro do clube.
Giovane Zanardo
CEO do Internacional


