O Inter iniciará o Gauchão de 2021 com uma equipe de garotos nas primeiras partidas do Estadual com o acréscimo de alguns jogadores que já fazem parte do elenco profissional. O time será comandado por Fábio Matias, treinador do sub-20 colorado e que, em 2020, conquistou o título da Copa São Paulo de Futebol.
Aos 41 anos e natural do estado de São Paulo, Matias irá dirigir a equipe profissional do Inter pela primeira vez em sua carreira no clube. Ele está em sua segunda passagem no lado vermelho de Porto Alegre.
Antes de chegar ao Colorado em 2019, após a eliminação do time na Copa São Paulo daquele ano, o treinador já havia comandado a base, nas categorias sub-17 e sub-20 do Inter, entre 2016 e 2017. À época, conquistou o título invicto da Copa Santiago e da Copa FGF Sub-19 em 2017. Entre a sua saída e a sua volta ao clube gaúcho, Matias passou pelo Figueirense.
Na sua volta ao Colorado, ficou ainda mais em evidencia pelo bom futebol apresentado por sua equipe na principal competição da base em 2020. Com jogadores como Praxedes, Caio Vidal e Guilherme Pato, moldou um time alinhado às suas preferências.
— Eu gosto do jogo de construção, a escola holandesa de futebol. Acredito que o propor o jogo tem que ser evidenciado no futebol de base. O essencial é que a gente entenda que não podemos copiar as escolas. O jogador brasileiro tem o talento nato, então você tem que gerar os comportamentos do atleta durante os 90 minutos em campo — disse Matias em entrevista para o canal do Inter em outubro de 2020.
Até por essa característica de ser um profissional formador, o clube aposta que ele possa ajudar os atletas da base a evoluírem na disputa do Gauchão de 2021.
— Ele é um profissional extremamente adaptado ao clube é à política de ênfase no desenvolvimento dos jogadores da base na direção do futebol profissional. É um técnico estudioso, preocupado com a compreensão dos jogadores a respeito do que será desenvolvido nos treinamentos e o porquê das atividades propostas — avalia Felipe de Oliveira, diretor geral das categorias de base colorada.
Quem trabalhou com Matias nas últimas temporadas, casos de Erasmo Damiani, ex-gerente geral das categorias de base do Inter, e de Fabrício Delaix, ex-diretor geral das categorias de base, também fazem elogios ao técnico que iniciará o Estadual à frente da equipe.
— Ele está dentro dos três melhores do Brasil no quesito de formação de jogadores. É um técnico com muito embasamento na formação. Ele consegue extrair o máximo do atleta por isso. É repetitivo nos gestos técnicos. Consegue entender a forma do adversário jogar e se adaptar conforme o que tem em mãos — salientou Damiani, atualmente no Atlético-MG.
— É um profissional experiente e que vem realizando um trabalho de destaque no país com o desenvolvimento dos jovens. Tem, em conjunto com toda sua comissão técnica, um método de trabalho integrado que explora as capacidades individuais dos atletas em formação. Confio que continuará auxiliando muito no processo de transição e no suporte a nova comissão do grupo profissional que virá — complementou Delaix.
Durante a disputa do Brasileirão sub-20, Matias costumava escalar suas equipes no 4-2-3-1, com um primeiro volante mais marcador e um segundo homem de meio de campo que cobria área a área na linha de dois. Na segunda linha de meio de campo, um extrema por cada lado e um jogador mais centralizado, com um centroavante de mobilidade. O esquema contava com variações táticas ao longo das partidas.