Em meio à dor pela perda do Brasileirão, o Inter se reagrupa para dar início à temporada 2021, que já começa recheada de excepcionalidades. Não haverá um período de preparação, diferentemente do que costuma ocorrer. Serão 10 dias de folga aos atletas que disputaram o Brasileirão e depois iniciará a adaptação ao estilo do novo comandante, Miguel Ángel Ramírez. Até lá, uma equipe de guris jogará sob as ordens de Fábio Matías, técnico do time sub-20.
— O departamento de futebol vai dar continuidade às conversas para poder projetar um novo momento tendo nomes, e o principal é o do Miguel Ángel (Ramírez), ainda sem confirmação. Inicia um novo ciclo, uma nova forma — declarou Alessandro Barcellos, presidente do Inter, em entrevista coletiva.
O futuro técnico colorado é aguardado em Porto Alegre na próxima semana. O acordo do clube com o espanhol de 36 anos, campeão da Copa Sul-Americana 2019 com o Independiente del Valle-EQU, é válido até dezembro de 2022. A assinatura da documentação ainda não ocorreu, mas existe um pré-contrato (isso inclusive impediu a aproximação de São Paulo e Santos, por exemplo, clubes que manifestaram interesse em contratá-lo).
Como Abel Braga despediu-se após o jogo contra o Corinthians, a direção pode esperar um pouco mais para fazer o anúncio oficial. A ideia era deixar o treinador campeão do mundo com total liberdade para atuar e voltar seu foco apenas para reta final do Brasileirão. O período de férias dos jogadores também contribui para essa falta de urgência.
Isso não significa que não há trabalho. Ramírez, mesmo à distância, ficou sendo atualizado sobre o time, especialmente os jovens da base. O plano é que chegue ao Beira-Rio conhecendo os nomes também de quem trabalha em Alvorada (onde treinam os guris).
Com o grupo profissional, deve se encontrar a partir de 8 de março, data prevista para a terceira rodada do Gauchão. A ideia é que haja uma mini pré-temporada e que estreie na casamata na quinta ou na sexta partida do Estadual (contra Novo Hamburgo, fora, ou Caxias, em casa).
De acordo com o Ministério da Saúde, europeus não precisam cumprir quarentena quando chegam ao país. Precisam apenas apresentar um exame PCR realizado até 72 horas antes da viagem. Logo, Ramírez poderá desembarcar e já visitar as instalações coloradas. Enquanto isso, o departamento jurídico deverá regularizar a documentação, já que o treinador precisará ter visto de trabalho para poder ingressar no BID da CBF.
O grupo vice-campeão brasileiro pode passar por uma reformulação, mas não drástica. Não é segredo que o Inter precisa vender jogadores e desinchar a folha salarial, mas isso não impactará na dispensa dos principais jogadores. Ao mesmo tempo, novos nomes poderão ser agregados.
Enquanto é abastecido com informações sobre os atletas colorados, Miguel Ángel Ramírez prepara uma lista de possíveis reforços para setores considerados carentes. Jogadores de velocidade que atuem pelos lados do campo fazem parte das prioridades. A maior cartada da temporada será em Taison, a partir de junho, quando encerra seu vínculo com o Shakhtar Donetsk. Guris como Guilherme Pato e Vinícius Mello serão aproveitados.
Entre os jogadores cotados para sair, está Marcelo Lomba, que desperta interesse do futebol dos Estados Unidos. Nomes como Rodinei, Uendel, Lindoso, Natanael, Jussa, Marcos Guilherme, Leandro Fernández também deverão passar por reavaliação.