O Inter não terá muito para pensar na definição do Boca Juniors como adversário nas oitavas de final da Libertadores. Neste domingo (25), às 18h15min, o Colorado receberá no Beira-Rio o atual campeão brasileiro e continental Flamengo para um duelo direto pela liderança do Brasileirão.
Com os mesmos 17 jogos disputados, os dois clubes estão empatados com 34 pontos no topo da classificação a duas rodadas do final do primeiro turno. O time de Eduardo Coudet leva vantagem sobre o de Domènec Torrent pelo saldo de gols, 15 contra 11.
O terceiro time que entrou na rodada como postulante à liderança, acabou tropeçando em casa no sábado (24). O Atlético-MG não saiu do 0 a 0 com o Sport e somou apenas um ponto, chegando a 32 em 17 jogos.
O tratamento de decisão dado ao jogo deste domingo no Beira-Rio ficou comprovado nas estratégias de Coudet e Dome nos compromissos pela Libertadores no meio de semana. Na quarta, o espanhol mandou a campo uma equipe quase toda reserva para enfrentar o Junior Barranquilla, no Maracanã. Na quinta, o argentino fez estratégia semelhante diante da Universidad Católica, no Chile, mesmo que o Inter ainda não estivesse matematicamente garantido nas oitavas de final.
— É um confronto importante porque quem for o vencedor, provavelmente, ganhará o título simbólico do primeiro turno, e isso não se confirmou no título da competição em apenas três oportunidades desde o início dos pontos corridos — ressalta o comentarista dos canais Sportv, Paulo Vinícius Coelho, o PVC.
Os dois treinadores têm desfalques importantes. No lado colorado, Victor Cuesta terá de cumprir suspensão pelo terceiro cartão amarelo. Sem um outro zagueiro canhoto afirmado no elenco, Eduardo Coudet terá de formar a zaga com Rodrigo Moledo e Zé Gabriel. A tendência é de que Zé Gabriel seja deslocado para o lado esquerdo da zaga. No meio-campo, Boschilia voltou a treinar após a lesão na coxa direita e pode retornar ao time. Se ele não jogar, Marcos Guilherme é o mais cotado para atuar ao lado de Edenilson e Patrick na linha de três meias.
Também por suspensão, o Flamengo não terá o atacante Bruno Henrique. O Rubro-Negro ainda não conta com Gabigol, Rodrigo Caio, Arrascaeta, Diego Ribas e Diego Alves, que estão no departamento médico.
Polêmica com arbitragem
As atenções no Beira-Rio não estarão apenas dentro de campo neste domingo. A indicação de Elmo Alves Resende Cunha para o comando do VAR gerou reclamação do presidente colorado Marcelo Medeiros. Cunha foi responsável pela arbitragem de vídeo no polêmico empate entre São Paulo e Grêmio, na última rodada, que levou o time gaúcho a pedir a anulação da partida.
— Talvez fosse o caso de preservar Elmo Cunha por toda a discussão gerada na última rodada. No entanto, a decisão da entidade nacional foi no caminho contrário. Certamente, a CBF sabe o que está fazendo. Demonstra confiança total em Elmo Cunha. Resta agora esperar o jogo e torcer que tudo ocorra da melhor forma possível — avalia o comentarista de arbitragem do Grupo RBS Diori Vasconcelos.
Em duelo entre os dois melhores times do Brasileirão até aqui, se espera que o protagonismo fique com os jogadores e que não seja mais uma rodada marcada por polêmicas com a arbitragem.