Na partida que marcará o reinício da Libertadores para o Inter, o time tentará manter um retrospecto recente positivo. Nas duas últimas vezes em que recebeu colombianos no Beira-Rio, o Colorado se saiu vitorioso. O problema está justamente no adversário desta noite, o América de Cali, que nunca foi derrotado em Porto Alegre. Relembre as cinco partidas:
1980: Inter 0x0 América de Cali
No ano em que o Inter disputou sua primeira final de Libertadores, o América de Cali viajou a Porto Alegre pela primeira vez. A partida era válida pela segunda fase da competição e acabou empatada em 0 a 0.
Time: Gasperin; Toninho Oliveira, Mauro Pastor, Mauro Galvão e Beretta; Batista, Tonho Gil e Falcão; Jair, Cléo Hickmann e Mário Sergio. Técnico: Ênio Andrade.
1993: Inter 1x1 América de Cali
Gols: Javier Ferreira, aos 10, e Daniel Franco, aos 12 minutos do primeiro tempo.
Em 1993, os "Diablos Rojos" voltaram ao Beira-Rio e arrancaram um novo empate, desta vez por 1 a 1. O time de Cali saiu na frente do placar, com gol de Javier Ferreira. Porém, Daniel Franco evitou a derrota em casa.
Time: Gato Fernández; Célio Lino, Célio Silva, Pinga e Daniel Franco; Jandir, Elson, Silas e Marquinhos; Gérson (Nando) e Maurício (Rudinei). Técnico: Ênio Andrade.
1993: Inter 0x1 Atlético Nacional
Gol: Aristizábal, aos 37 minutos do segundo tempo
A campanha de 1993 foi vexatória — o time treinado por Ênio Andrade sequer passou da fase de grupos. Uma das atuações decepcionantes foi frente ao Atlético Nacional de Medellín, do goleiro Higuita e do atacante Aristizábal — que marcou o único gol do confronto.
Time: Gato Fernández; Célio Lino, Pinga, Ricardo e Daniel Franco; Simão, Elson, Marquinhos (Jairo Lenzi) e Silas; Gérson (Nando) e Maurício. Técnico: Ênio Andrade.
2012: Inter 1x0 Once Caldas
Gol: Leandro Damião, aos 11 minutos do primeiro tempo
Para entrar na fase de grupos da Libertadores de 2012, o Inter teve de disputar a fase preliminar contra o Once Caldas. Em uma partida nervosa, em que se especulava a saída de D'Alessandro para o futebol chinês, o Colorado venceu por 1 a 0, com gol marcado por Leandro Damião. No duelo de volta, em Manizales, um empate por 2 a 2 garantiu a equipe comandada por Dorival Júnior na fase seguinte.
Time: Muriel; Nei, Índio, Rodrigo Moledo e Kleber; Bolatti, Guiñazu, Oscar (João Paulo) e D'Alessandro; Dagoberto (Marcos Aurélio) e Leandro Damião. Técnico: Dorival Júnior
2015: Inter 2x0 Independiente Santa Fé
Gols: Juan, aos 2 minutos do primeiro tempo, e Rafael Moura, aos 42 minutos do segundo tempo.
A última equipe colombiana que pisou no Beira-Rio foi o Independiente Santa Fé, pelas quartas de final de 2015. No jogo de ida, em Bogotá, o Inter treinado por Diego Aguirre havia sido derrotado por 1 a 0. Na volta, em Porto Alegre, veio o troco: 2 a 0, com gols do zagueiro Juan e do centrovante Rafael Moura.
Time: Alisson; William, Ernando, Juan e Geferson (Rafael Moura); Rodrigo Dourado, Aránguiz, Eduardo Sasha (Valdívia) e Lisandro López; Nilmar (Alex). Técnico: Diego Aguirre.