A pandemia de coronavírus impôs uma crise financeira que causa dificuldade para os clubes brasileiros contratarem jogadores da Europa nesta janela de transferências. Em outros momentos, atletas vindos do Velho Continente foram fundamentais para grandes campanhas do Inter. GaúchaZH relembra cinco atletas contratados do futebol europeu que se tornaram importantes na história colorada.
Para muitos o jogador mais importante da história do Inter, Fernandão chegou ao Beira-Rio em 2004 e logo em sua estreia marcou o gol mil dos Gre-Nais. Foi um começo de uma trajetória vitoriosa que teve como ponto alto as conquistas da Libertadores e do Mundial, em 2006, tendo no camisa 9 a principal figura colorada. Fernandão deixou o Inter em 2008 com 190 jogos disputados, 77 de gols marcados e cinco títulos conquistados. Ele ainda voltou ao clube nos cargos de diretor de futebol e treinador.
Jorge Wagner
Lateral-esquerdo titular na campanha da Libertadores de 2006, Jorge Wagner foi contratado pelo Inter em 2005 vindo do Lokomotiv Moscou, da Rússia. Meia de origem, ele acabou adaptado por Muricy Ramalho para jogar pelo lado do campo e teve a função mantida por Abel Braga. Jorge Wagner deixou o Beira-Rio logo após conquista da Libertadores para jogar no Betis, da Espanha.
Fabiano Eller
Zagueiro titular nas conquistas da Libertadores e do Mundial, Fabiano Eller foi uma das contratações do Inter para a temporada de 2006. O defensor, que tinha passagens por Vasco, Fluminense e Flamengo, estava no Trabzonspor, da Turquia, quando chegou ao Beira-Rio. Ele deixou o Colorado logo após o Mundial para defender o Atlético de Madrid, mas retornou a Porto Alegre em 2010 para participar da campanha do bi da América.
Um dos principais jogadores do atual elenco do Inter, Edenilson chegou ao Beira-Rio em 2017 para a disputa da Série B. Ele estava no Genoa, na Itália. Em três anos, Edenilson soma 115 partidas e anotou 17 gols com a camisa colorada.
Forlán
Eleito melhor jogador da Copa do Mundo de 2010, Diego Forlán desembarcou no Beira-Rio em julho de 2012 vindo da Inter de Milão. O uruguaio não conseguiu apresentar o desempenho esperado com a camisa colorada, mas, ainda assim, foi o artilheiro do Gauchão de 2013, vencido pelo Inter. Ele marcou nove gols na competição.