Não é de hoje que Damián Musto é citado na imprensa gaúcha. Volante do Rosario Central que eliminou o Grêmio na Libertadores de 2016, o argentino despertou o interesse do próprio Tricolor no início de 2017, que não conseguiu trazê-lo à época. Agora, o jogador argentino — que pertence ao Huesca, da Espanha — foi anunciado como primeiro reforço do Inter para a próxima temporada. A indicação foi feita pelo técnico Eduardo Coudet.
Aliás, não é primeira vez que o treinador indica a contratação de Musto. Quando foi para o Tijuana, do México, Coudet também o pediu como reforço. O grau de confiança diz respeito a uma relação iniciada em 2015, na cidade de Rosário.
— Não me surpreende, porque Coudet sempre gostou dele — comentou Mariano Bereznicki, repórter do jornal La Capital — Tem que ver se ele conseguirá se adaptar, pois desde que saiu do Central não parou em lugar nenhum. Mas a vantagem é que Chacho (apelido de Coudet) o conhece perfeitamente — completa o jornalista.
Origem na Argentina
Coudet foi um divisor de águas na carreira de Musto, que despontou para o futebol argentino já tardiamente. Aos 27 anos, chegou ao Gigante de Arroyito contratado por empréstimo junto ao pequeno Olimpo de Bahía Blanca. Antes, ainda tinha defendido o desconhecido Spezia, na terceira divisão da Itália, o Atlético Tucumán, por quem conquistou o acesso à primeira divisão em 2009, e o Quilmes, seu primeiro clube.
No clube rosarino, participou das campanhas do vice-campeonato da Copa Argentina de 2015, perdida para o Boca Juniors, e da Libertadores de 2016, quando chegou às quartas de final, sendo eliminado pelo campeão Atlético Nacional de Medellín.
— Ele jogava como camisa cinco, e Coudet sempre o utilizou como um volante primeiro volante que se somava aos zagueiros quando a equipe defendia. Tem boa recuperação e joga rápido. Morde muito no meio-campo — atesta Bereznicki.
Passagem pelo México
Na metade de 2017, Musto desembarcou na cidade mexicana de Tijuana por 2 milhões de dólares. Ao seu lado, outro ex-companheiro de Central, o zagueiro Donatti. Nem mesmo a demissão de Coudet atrapalhou a trajetória do volante no México. Foi titular indiscutível da equipe ao longo daquela temporada, atuando por 40 partidas e, assim, chamou atenção do River Plate no início de 2018. Na mesma época, porém, surgiu a informação de uma sanção por doping, que interrompeu as tratativas.
Ostracismo na Espanha
Apesar de ter sido flagrado no antidoping em 2017, o atleta recorreu até que o caso chegasse ao TAS (Tribunal Arbitral do Esporte), na Suíça. A punição, de fato, foi imposta quando ele atuava na Espanha. Ainda assim, naquele momento ele já não era titular do Huesca, que acabaria rebaixado ao final da temporada.
Contratado por empréstimo de um ano e meio, em junho de 2018, Musto disputou 25 jogos na Europa, entre eles a goleada de 8 a 2 sofrida para o Barcelona no Camp Nou.
— No ano passado, ele jogou, mas não rendeu no nível esperado na primeira divisão. Se espera que ele possa ser importante a partir de janeiro — avalia Cristian Serrano, repórter da Rádio Aragón, da Espanha.