O penúltimo dia de 2019 serviu para o Inter oficializar duas contratações. O clube confirmou os acertos com o lateral-direito Rodinei e com o volante Damián Musto, os primeiros reforços da era Eduardo Coudet. A renovação de D'Alessandro será o próximo anúncio, talvez ainda em 2019. A direção colorada, na sequência, deve virar o foco para o ataque, outra necessidade do time para a temporada 2020.
Musto foi anunciado ainda pela manhã de segunda-feira (30). Às 11h, o Inter publicou em seu site que "concluiu as negociações para anunciar o meio-campista Damián Musto, que estava no Huesca, da Espanha. O atleta firmará contrato de empréstimo até o final de 2020 após realizar exames médicos". O texto menciona ainda que o maior destaque de Musto foi no Rosario Central, sendo, segundo o texto, "peça fundamental nas boas campanhas da equipe no Campeonato Argentino de 2015, na Copa Libertadores e na Copa Argentina, em 2016". O time era comandado por Coudet, que depois o levou para o Tijuana-MEX.
No Huesca, teve sua passagem prejudicada ao ser suspenso por doping. O jogador foi flagrado com a substância hidroclorotiazida, um diurético vetado. A última vez em que esteve em campo foi em 12 de maio, quando atuou por 10 minutos na derrota do Huesca para o Betis por 2 a 1. Em novembro foi liberado para treinar, e a partir de 5 de janeiro estará habilitado para voltar aos gramados.
"Obrigado a todas as pessoas que me ajudaram e me apoiaram nesta temporada em Huesca. A todos os que trabalham no clube, companheiros, corpo técnico e torcedores, levo comigo o melhor, agradecido para sempre. Tomara que se cumpram todos os objetivos porque é possível alcançá-los. Graças a Deus pelo novo desafio neste grande clube que me abre as portas. Obrigado por confiar em mim. Vamos por tudo", escreveu em suas redes sociais.
Musto, porém, não deve atuar na estreia da Libertadores, já que recebeu cartão vermelho em seu último jogo por competições continentais, pelo Rosario Central contra o Nacional de Medellín. Precisa cumprir a suspensão
— Coudet sempre gostou dele, usando como camisa 5 mesmo, um primeiro volante que se juntava aos zagueiros sem a bola. Tem boa recuperação e marca muito — atesta Mariano Bereznicki, repórter do jornal La Capital.
Sendo assim, o argentino de 31 anos disputará lugar com Rodrigo Lindoso no meio-campo. O Inter não renovou contratos de Rithely, Bruno Silva e Matheus Galdezani, e Charles também deve ser negociado. Além deles, o até então titular incontestável Rodrigo Dourado não deve ter condições de jogo nos primeiros meses. Após fazer cirurgia no joelho e sofrer uma lesão muscular, o capitão da equipe de Odair Hellmann ainda está entregue ao departamento médico. A tendência é de que só esteja apto a jogar em abril, mas, externamente o Inter não faz qualquer previsão sobre o futuro do jogador.
Rodinei oficializado
O segundo anúncio do dia colorado também já era bastante especulado, faltava apenas a oficialização. O lateral-direito Rodinei, que estava no Flamengo, será emprestado até o final de 2020, e o Inter pagará seus salários. O jogador de 27 anos se apresenta em Porto Alegre em 11 de janeiro.
Isso significa que abrirá mão de alguns dias de férias. Como o time carioca foi à final do Mundial de Clubes, o atleta esteve à disposição até 21 de dezembro. Seus antigos companheiros só começarão a trabalhar no final de janeiro, mas ele antecipará seu retorno.
A notícia movimentou também as redes sociais. A #obrigadoInter foi uma das mais repetidas no Twitter, com torcedores do Flamengo "comemorando" a saída do atleta. As críticas dos flamenguistas se dão por atuações na última temporada, quando acabou perdendo a titularidade para Rafinha, contratado a peso de ouro do Bayern, de Munique. Apesar disso, tem bons números na Gávea: 154 jogos, 124 deles como titular, com oito gols marcados. Fez parte das conquistas da Libertadores e do Brasileiro de 2019, além do Carioca de 2017 e 2019, da Taça Guanabara de 2018 e da Taça Rio e da Florida Cup de 2019.
No entendimento colorado, foi isso o que pesou. A análise do Inter é de que Rodinei é um jogador com grande força física e que tem velocidade, força e resistência. Como Coudet pede que os laterais se juntem ao ataque e participem das construções ofensivas, a direção e a comissão técnica consideram importante os jogadores dessa posição terem capacidade física pra cumprir todas as funções. Além disso, os relatórios apresentados demonstram que houve evolução defensiva no ex-jogador da Ponte Preta.
— Acho um bom jogador. Se faz parte do grupo do Flamengo, alguma virtude deve ter. Vemos muitas críticas, e às vezes elas passam do ponto. Não podemos achar que os jogadores só têm defeitos, não têm condição de jogar no Rio Grande do Sul. É um jogador que já mostrou por que faz parte do grupo do Flamengo e merece nosso respeito — declarou o presidente do Inter, Marcelo Medeiros, em entrevista recente.
Nas redes sociais, a mulher do jogador, Nina Aché, escreveu: "Que Deus nos abençoe. Vem, 2020, vem preparado que nós estamos chegando".