Mesmo sem saber se ergueria a taça do Gauchão de 2019, o Inter entrou em campo no 19 de Outubro, em Ijuí, com uma certeza: as 11 escolhidas pelo treinador Maurício Salgado para começar o embate com o Grêmio ficarão no Beira-Rio no próximo ano. Todas as titulares e os integrantes da comissão técnica tiveram seus contratos renovados antes da partida, que terminou com vitória de 4 a 2 para o lado vermelho no Gre-Nal.
— Nossa ideia é reforçar ainda mais a equipe. Buscamos fechar um centro de treinamento específico para a equipe feminina. Hoje, treinamos no campo da Brigada Militar, em uma parceria. Queremos crescer cada vez mais — afirmou Norberto Guimarães, vice-presidente de Relacionamento Social do Inter, pasta responsável pela modalidade no clube.
Prestes a anunciar pelo menos dois reforços, o Inter fecha o ano com um grupo de 27 atletas garantido para 2020 — além das titulares, boa parte das reservas já acertou a permanência. A comissão técnica também será mantida para o ano que vem. Maurício Salgado, o treinador do time principal, e Camila Orlando, comandante da equipe sub-18 que foi campeã brasileira no primeiro campeonato de base organizado pela CBF, tiveram o vínculo com o clube prorrogado por mais um ano.
A estruturação fez o Inter quase triplicar o valor investido no futebol para mulheres na comparação com o ano passado: de R$ 1 milhão desembolsado em 2018, o número pulou para R$ 2,5 milhões em 2019. A ideia em 2020 é manter a cifra que sai dos cofres colorados, mas aumentar o investimento. Ou seja: tudo que entrar de patrocínio se reverterá em gastos diretamente ligados à modalidade.
Antes do fim do ano, já há a previsão de um acréscimo de cerca de R$ 400 mil no orçamento de 2020 com novos patrocinadores. Dentro desta estratégia, o marketing colorado prepara produtos exclusivos com alusão ao time feminino, com o objetivo de gerar mais receita para a categoria.
As iniciativas são animadoras e fazem parte de um projeto que visa ter no futebol para mulheres uma nova fonte de receita para o clube. Há times que estão mais adiantados neste processo — e que gastam, segundo estimativa do Inter, o dobro do que os colorados desembolsam, como a Ferroviária, campeã brasileira, o Corinthians, campeão da Libertadores, o São Paulo, que conta com a artilheira da Seleção Cristiane em seu ataque, o Palmeiras, o Santos e o Flamengo.
— Eu acredito que está muito próximo de isso acontecer. Temos exemplos do Santos e do São Paulo, que venderam jogadoras e tiveram retorno financeiro. Com Inter e Grêmio na Série A1, acredito que as empresas vão investir mais nos clubes — avaliou Norberto.