O clima é de tudo ou nada nos bastidores do Inter. O Colorado chega Ao Estádio 19 de Outubro, em Ijuí, para a decisão do Gauchão Feminino, com um único pensamento: a vitória. Deixar escapar mais uma vez o título do torneio para o arquirrival não é opção sequer cogitada no vestiário das Gurias Coloradas.
O retrospecto apresentado dentro de campo sustenta o moral elevado das atletas comandadas pelo técnico Maurício Salgado — o time tem a melhor campanha geral na competição. Em 11 jogos, 10 da fase de grupos e um da semifinal, foram impressionantes 102 gols marcados — três destes computados por W.O. O setor defensivo também chama atenção: as Gurias Coloradas não sofreram nenhum gol. Juntas, as goleiras Yasmin e Fernanda estão a 990 minutos sem ter as redes estufadas pelas adversárias.
Ao todo, são 10 vitórias e um empate — no último Gre-Nal da fase classificatória, que acabou em 0 a 0 —, com 94% de aproveitamento.
Mas é bem verdade também que campanha perfeita não é sinônimo de taça. Em 2018, no primeiro Gauchão Feminino organizado pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF), as coloradas chegaram na final com 100% de aproveitamento. Na decisão, porém, empataram os Gre-Nais decisivos de ida e volta e perderam o título nos pênaltis no Beira-Rio.
— Por não ser o atual campeão isso nos dá uma motivação a mais. O Gre-Nal é um clássico a parte, envolve uma questão emocional, histórica, mas estamos bastante focados quanto a isso. Nosso objetivo é ser campeão em Ijuí — disse Salgado.
Às vésperas da partida, as condições favorecem para uma boa atuação das coloradas. Com nenhuma atleta suspensa ou no departamento médico, o comandante colorado colocará em campo força máxima. Tendo as três principais artilheiras da competição como referência no ataque: Shasha (17 gols), Luana Spindler (13 gols) e Fabi Simões (9 gols).
Esta última que, inclusive, foi convocada ao lado da também colorada Bruna Benites para os amistosos da Seleção Brasileira contra o México, em 12 e 15 de dezembro.
Campanha colorada
Pelo segundo ano consecutivo, o Inter fez a melhor campanha do Gauchão feminino. Ao todo, 21 atletas coloradas balançaram as redes das adversárias. A meia-atacante Shasha é a artilheira com 17 gols.
11 jogos
10 vitórias
1 empate
0 derrota
94% de aproveitamento
102 gols marcados (3 por W.O)
0 gols sofridos