O Campeonato Brasileiro para o Inter terminou neste domingo (25), após a vitória sobre o Fluminense por 2 a 0, no Beira-Rio. Para o técnico Odair Hellmann, o balanço é muito positivo. Para um clube que recém subiu da Série B, o Colorado fez uma campanha histórica: tem o segundo melhor rendimento em casa do Brasileirão, em termos de pontuação — em 19 jogos, acumulou 46 pontos, atrás apenas do Palmeiras, com 47.
— Missão dada é missão cumprida. Hoje, o jogo teve alguns simbolismos. Atuação contra o Fluminense: foi o último jogo há dois anos, no rebaixamento. Tínhamos que fechar diferente. (Foi) um ano de reconstrução, quando o importante foi que reconstruímos. Tivemos o respaldo da direção, do presidente, mas nós sabíamos que tínhamos que fazer um ano assim, um ano de resgaste, da representação do que sempre foi a história do Inter, de disputa de títulos, disputa da parte de cima da tabela. Com muita humildade, muito trabalho, resgatamos essa autoestima, esse orgulho do torcedor — afirmou Odair.
O próximo passo agora, para o comandante, é renovar com o clube para 2019. Uma primeira reunião entre o Inter e seu empresário, Gilmar Veloz, já aconteceu. Falta apenas sentar com Odair e assinar um novo vínculo. Esse segundo encontro acontecerá antes mesmo da eleição presidencial do Colorado, no dia 8 de dezembro.
— Quem tem que resolver sobre esse assunto e falar sobre esse assunto já sentou e conversou. Certamente, vai conversar de novo para que as coisas se encaminhem. Eu queria e quero terminar este Brasileiro da melhor forma possível, que é vencendo — declarou o treinador.
Segundo o vice de futebol do Inter, Roberto Melo, a reunião deverá acontecer ainda nesta segunda-feira (26), um dia após a confirmação da vaga no G-4.
— Amanhã (segunda-feira, 26) a gente deve conversar novamente e tentar encaminhar nesta semana a renovação de Odair para o ano que vem — afirmou o dirigente.
Na última rodada, o Inter enfrentará o já rebaixado Paraná, no domingo (2), em Curitiba, no Durival Brito. Com 68 pontos, a equipe de Odair está em terceiro na tabela — atrás de Flamengo, 72, e do campeão Palmeiras, 77.
Confira alguns trechos da coletiva de Odair:
Sobre Nico López
Não quero chamar essa responsabilidade só pra mim (de recuperar Nico). Eu prefiro passar todos os elogios para ele mesmo. Quando a gente tem um filho, a gente sempre fala, mas, se o filho não escutar, não adianta. Parte muito do indivíduo, do cara. Méritos são todos dele, que conseguiu terminar este ano da melhor forma, fazendo esses gols. Que bom que o Nico conseguiu se resgatar e fazer um excelente trabalho.
Sobre D'Alessandro
Foi um trabalho feito no maior respeito. Ele foi fundamental nesse processo, soube entender o momento da equipe. Teve o prejuízo de ser suspenso, de lesões. Ele mesmo disse que está em outro momento e que iria respeitar a decisão do comando. E foi o que ele fez. Ele deu exemplo. Agora, ele voltou a jogar no campo. Ele não fez história aqui à toa e fechou o ano jogando com uma assistência bonita. Aquele abraço final foi de obrigado de ambas as partes.
Sobre o planejamento de 2019
Já (estou pensando). Posso afirmar a vocês que o clube tem grandes profissionais, e nós já estamos há bastante tempo sentandos, conversando. Independentemente do ano que vem, eu quero o melhor para o Inter, quero que tragam os melhores jogadores. Todos esses passos, em termos de planejamento, já estão sendo dados da forma mais profissional possível.