Alan Patrick, ex-jogador do Inter, renovou o seu contrato com o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, por mais quatro temporadas. O novo vínculo vai até o final de 2022. O meia de 26 anos celebrou o acordo com a diretoria e projetou muitos títulos:
— O Shakhtar foi o clube que me abriu as portas na Europa e sempre me deu todo o suporte possível para que eu pudesse desenvolver minha carreira. Me apresentaram um projeto especial e, depois de analisá-lo junto com minha família e meu agente, não tive dúvidas de que seria o melhor caminho a se seguir. Estou muito feliz aqui na e espero conquistar títulos e ter muitas alegrias com a camisa do Shakhtar nos próximos anos - comentou.
Alan Patrick foi revelado nas categorias de base do Santos e subiu ao time profissional em 2009. Conquistou dois campeonatos paulistas, uma Copa do Brasil e uma Libertadores, e foi vendido para o Shakhtar em 2011.
Após duas temporadas ruins na Ucrânia, o meia foi emprestado para Inter, Palmeiras e Flamengo, de onde voltou no final de 2016 e agora é titular. Ganhou três Campeonatos Ucranianos e uma Copa da Ucrânia. Teve ainda algumas passagens pela Seleção Brasileira.
Além de Alan Patrick, o Shakhtar conta com outros oito brasileiros: Taison, Fred, Dentinho, Bernard, Welligton Nem, Ismaily e Dodô, além de Marlos, naturalizado ucraniano.