Atenção, torcida colorada! Se vocês não conhecem a Vó Noêmia, por favor, parem o que estão fazendo e não critiquem à primeira vista por ela ter saído em defesa de Ernando. Invertam o pensamento, apaixonem-se pelo coloradismo da torcedora de 83 anos e deem, assim como ela, uma chance à nova zaga do Inter.
A história que ganhou as redes sociais nesta semana começou na sexta-feira passada, véspera da goleada de 3 a 0 do Inter sobre o Figueirense, no Beira-Rio. Dona Noêmia foi à Igreja do Rosário, no Centro. Lá, acendeu a sua vela eletrônica e, entre as pessoas queridas que ela pediu proteção a Deus, estava o zagueiro Ernando.
– Eu andava chateada com a torcida, que é passional. Acaba vendo só o seu lado e não vê o lado humano. Ernando é um bom caráter, durante todo esse tempo em que foi criticado, nunca mandou recadinho pela imprensa. E decidi pedir por ele nas minhas orações também. Sabia que ele ia jogar. E não é que deu tudo certo? – comemora a colorada.
Leia mais:
Inter goleia o Figueirense e reassume liderança da Série B
"Minhas costas aguentaram muita pancada", desabafa Ernando após vitória do Inter
O ressurgimento de Ernando no Inter: zagueiro deve ganhar mais chances na Série B
Foi então que decidiu fazer uma publicação no Facebook. Com cerca de 2,8 mil seguidores, a página Vô Noêmia publicou – com a ajuda dos netos Gonçalo, 31 anos, e Vitória, 19 anos – um video-selfie da aposentada emocionada com os aplausos que Ernando recebera na vitória que devolveu à liderança da Série B ao time de Guto Ferreira.
– Sábado foi um dia especial. Torci pelo Ernando desde o dia que aconteceu a tragédia com o nosso Inter. Ele foi o mais responsabilizado com muita injustiça. Sempre foi um cara de caráter, sério. E, quando eu vejo ele ser aplaudido, é muito bom. Fico muito contente pelo Ernando. É como se fosse um filho da minha família – gravou Noêmia Martins Fontoura, que trocou Santana do Livramento com as três filhas em 1967 para ser vizinha do Beira-Rio.
Antes da surpresa de receber um vídeo do zagueiro do Inter, a colorada viu a família de Ernando agradecer a publicação nos comentários. O primeiro foi o da mulher, Milena Nojosa, que reforçou "cada lágrima e esforço" do defensor em 2016, ano da queda para a Segunda Divisão:
– Ficamos muuuuuito emocionados aqui em casa com seu gesto de carinho! Saiba que ele admira de coração a todos os colorados como a senhora, que querem ver sempre o bem do seu time sem deixar de respeitar os seres humanos que os atletas são! No ano passado, sofremos muito com o que aconteceu! Deus viu cada lágrima e esforço, mas na vida nem sempre acontece o que almejamos. Enquanto ele for atleta de futebol, vencer ou perder não dependerá somente dele, mas tenha certeza que ele fará sempre o seu melhor – escreveu.
Cida Lopes, mãe de Ernando, também disse ter se emocionou com o vídeo.
– Sou a mãe do Ernando. Como chorei ao ver seu depoimento! Não tenho palavras para te agradecer, só Deus pode retribuir seu carinho e admiração pelo meu filho.
Por fim – e não menos importante –, chegou a resposta de Ernando, que driblou a timidez e fez um golaço no coração da dona Noêmia.
– Não conheço a senhora, mas confesso que virei fã número 1. São palavras sinceras que vieram de coração. Me emocionei muito com o que foi dito. Quero te agradecer pelas palavras de carinho e apoio. Queria ter a oportunidade de um dia conhecê-la para presenteá-la com uma camiseta minha. Que a senhora tenha vida longa – desejou o zagueiro, também por vídeo.
Louca por futebol desde quando o estádio "não era lugar para mulher", Noêmia chegou a acompanhar o Inter nos Eucaliptos. Carregou tijolos na construção do Beira-Rio e hoje atravessa a rua para ver cada partida do seu time na Série B, mesmo quando nenhum dos sete netos colorados podem acompanhá-la. Não culpa os jogadores – muito menos Ernando – por ver o Inter jogar a Segunda Divisão pela primeira vez. Mas aponta responsáveis:
– Eu estou tão feliz que o Ernando está bem, foi aplaudido e não deu troco para a torcida. Ele não tem culpa do rebaixamento. Sabe quem é o responsável? Os dirigentes.
O encontro da vó e do jogador ocorrerá em breve. E, Ernando, prepare-se: dona Noêmia cobrará a promessa da camiseta!
* ZHESPORTES