Tudo indica que os tropeços e dramas do Inter na Série B ficaram no passado do primeiro turno, quando derrotas como aquelas para Paysandu e Boa marcaram um início de campanha que deixava em dúvida o retorno à Primeira Divisão. A vitória fora de casa sobre o Náutico devolveu o Inter à liderança do torneio e, a partir de agora, enraizado no G-4, o time de Guto Ferreira trata de subir como campeão da B. Por isso, o jogo desta quarta-feira contra o vice-líder, América-MG, no Beira-Rio, é fundamental para a caminhada do título.
Dentre os grandes clubes que disputaram a Série B com a fórmula atual, de turno e returno, com os quatro primeiros subindo para a Primeira Divisão, a campanha colorada encontra equivalente na do Botafogo de 2015. Naquele ano, o clube carioca tinha os mesmos 48 pontos do Inter na 25ª rodada.
A diferença é que o Botafogo não tinha o segundo colocado colado em si como o Inter tem os mineiros empatados em pontos nesse momento - e a curiosidade é que a dupla Ba-Vi estava envolvida no campeonato, os demais clubes eram praticamente os mesmos que o Inter enfrenta hoje.
Em 2015, na rodada 25, Paysandu e Bahia davam um refresco de quatro pontos ao Botafogo. O clube carioca, porém, só assegurou matematicamente o seu acesso na 35ª rodada ao bater o Luverdense fora de casa por 1 a 0. Com o resultado, a três rodadas do final do campeonato, o Botafogo abriu 11 pontos do quinto colocado, o Sampaio Corrêa.
O Botafogo garantiria o título somente na penúltima rodada, ao bater o ABC por 2 a 1, em Brasília, somar 71 pontos, cinco a mais do que o vice-líder Vitória. O Botafogo acabou a Série B com 72 pontos ganhos.
Confira como estavam os grandes clubes após a disputa da 25ª rodada da Série B de cada ano:
2006
Como estava o quadro na 25ª rodada?
Atlético-MG - terceiro colocado, com 41 pontos (o Sport liderava com 43 pontos, seguido de Náutico, com 42, tendo o Coritiba em quarto, com 40)
Resumo
No primeiro ano dos pontos corridos na Série B, os mineiros viraram o turno na quinta colocação, seis pontos atrás do então líder Coritiba, que tinha 35 pontos. No returno, a disparada: o Atlético-MG emendou uma série de vitórias, ingressou no G-4 na virada da tabela, assumiu a liderança na 29ª rodada e conquistou a Série B com 71 pontos ganhos. O Coritiba acabou em sexto, com 59.
Subiram: Atlético-MG, Sport, Náutico e América-RN
2008
Como estava o quadro na 25ª rodada?
Corinthians - líder, com 55 pontos (o Vila Nova estava em segundo, com 47 pontos, seguido por santo André, com 46, e por Avaí, com 45)
Resumo
O melhor de todos. Assumiu a liderança da competição a partir da segunda rodada, liderou até o fim e foi subiu como campeão, finalizando a Série B com 85 pontos, 17 pontos à frente do vice, Santo André.
Subiram: Corinthians, Santo André, Avaí e Grêmio Barueri
2009
Como estava o quadro na 25ª rodada?
Vasco - líder, com 52 pontos (o Guarani era o vice-líder, com 46 pontos, depois Atlético-GO, com 44, e Ceará com 43 pontos)
Resumo
Pela primeira vez, os quatro clubes que terminaram o primeiro turno no G-4 conseguiram permanecer entre os líderes até o final: Vasco, Guarani, Ceará e Atlético-GO. Os cariocas assumiram a ponta justamente na última rodada do turno. E se mantiveram lá até o título, que chegou com 76 pontos - sete a mais que o vice, Guarani
Subiram: Vasco, Guarani, Ceará e Atlético-GO
2012
Como estava o quadro na 25ª rodada?
Atlético-PR - 5º colocado, com 43 pontos (o Vitória liderava com 54 pontos, seguido por Criciúma e Goiás, ambos com 49 pontos e por São Caetano, com 46)
Resumo
Na Segundona mais renhida dos pontos corridos, o Atlético-PR ingressou no G-4 somente na 31ª primeira rodada. Um drama sem fim. Acabou o torneio com 71 pontos, na terceira colocação, mas com a mesma pontuação de Vitória (quarto colocado) e São Caetano (eliminado, em quinto)
Subiram: Goiás, Criciúma, Atlético-PR e Vitória
2013
Como estava o quadro na 25ª rodada?
Palmeiras - líder, com 56 pontos (a então desconhecida Chapecoense era a vice-líder, com liderava, com 47 pontos, seguido por Paraná, com 45, e Joinville, 42)
Resumo
Apesar da vice-liderança na 15ª rodada, o Palmeiras subiu sem sustos. Ingressou no G-4 na largada do campeonato e, ao final, foi campeão com 79 pontos, sonoros 20 pontos a mais do que o quinto colocado, o Icasa
Subiram: Palmeiras, Chapecoense, Sport e Figueirense
2014
Como estava o quadro na 25ª rodada?
Vasco - quaro colocado, com 44 pontos (o Joinville liderava com 47 pontos, seguido por Ponte Preta e Avaí, ambos com 46, tendo o Vasco logo atrás)
Resumo
Com uma campanha cheia de tropeços, o Vasco conseguiu se firmar definitivamente no G-4 apenas na 24ª rodada. Jamais foi líder e voltou à Primeira Divisão como terceiro colocado, com 63 pontos, sete a menos do que o campeão, Joinville.
Subiram: Joinville, Ponte Preta, Vasco e Avaí
2015
Como estava o quadro na 25ª rodada?
Botafogo - líder, com 48 pontos (o Paysandu estava em segundo, com 44 pontos, seguido por Bahia, também com 44 e por Vitória, com 42)
Resumo
O Botafogo se instalou entre os líderes da Segundona desde o começo do campeonato. Apesar da pontuação justinha para um líder, jamais chegou a correr riscos de não subir. Foi campeão com 72 pontos, cinco a mais do que o vice, Santa Cruz.
Subiram: Botafogo, Santa Cruz, Vitória e América-MG
2016
Como estava o quadro na 25ª rodada?
Vasco - líder, com 45 pontos (o Atlético-GO tinha os mesmos 45 pontos e estava em segundo, o Brasil-Pel estava em terceiro, com 40 pontos e o CRB tinha 38)
Resumo
O Vasco liderou a Série B até a 29ª rodada, quando perdeu para o Paysandu e viu o Atlético-GO assumir a ponta do campeonato e disparar até conquistar o título. Depois dessa derrota, o Vasco oscilou até o final, jamais deixou o G-4, mas voltou à Série A como o 3° colocado, com 65 pontos, garantindo a vaga somente na última rodada
Subiram: Atlético-GO, Avaí, Vasco e Bahia (o Brasil-Pel não resistiu à reta final da Série B e acabou o campeonato na 11ª colocação)
2017
Como está o quadro na 25ª rodada?
O Inter lidera com 48 pontos e 14 vitórias. O América-MG é o segundo colocado, com 48 pontos e 13 vitórias. Em seguida estão Paraná, com 43, e Vila Nova, com 42. Ceará e Juventude têm 41 e estão na fronteira do G-4. O Brasil-Pel está em 11º, com 33 pontos.
Palmeiras, Botafogo e Grêmio com a fórmula antiga:
2003
A antiga fórmula previa a fase de classificação disputada em turno único, de 23 rodadas, com os oito melhores passando à segunda etapa, com dois quadrangulares. O Palmeiras ficou em primeiro lugar na etapa inicial, venceu o seu quadrangular na fase seguinte e, depois, foi campeão conquistando o quadrangular final, com 16 pontos. O Botafogo ficou em segundo lugar na etapa inicial, repetiu o segundo lugar no quadrangular da fase seguinte, ficando atrás do Marília, e, depois, uma vez mais, ficou em segundo no quadrangular final, com 8 pontos, subindo com o Palmeiras
Na 23ª e última rodada da fase de classificação
Palmeiras, líder com 47 pontos
Botafogo, vice-líder, com 41 pontos
2005
No último ano da antiga fórmula, o Grêmio terminou a fase de classificação com 21 jogos em quarto, com 35 pontos - empatado com Marília e Guarani, mas perdendo nos critérios de desempate -, seis pontos atrás do Santa Cruz. No quadrangular final, correu sérios riscos até a última rodada. Mas foi campeão ao somar 12 pontos, os três últimos ao derrotar o Náutico, na emblemática Batalha dos Aflitos, com sete jogadores em campo.
Na 21ª e última rodada da fase de classificação:
1º Santa Cruz 41 pontos
2º Marília 35 pontos
3° Guarani 35 pontos
4° Grêmio 35 pontos