Luiz Carlos Cirne Lima de Lorenzi foi todo sorrisos em sua apresentação como treinador do Inter, na manhã dessa sexta-feira, no Beira-Rio. Pudera, Lisca realizou o sonho de comandar time profissional do Inter. Lisca sorriu. E foi o único. A noite mal dormida era denunciada nas olheiras de Fernando Carvalho e de Vitorio Piffero. Além de trocar de técnico, a direção tenta uma última e desesperada medida para fugir da Série B: dinheiro. A classificação do Inter para a primeira divisão de 2017 renderá ao elenco R$ 6 milhões a serem distribuídos entre os atletas.
Vice de futebol e presidente sabem que o Inter desperdiçou a grande chance de escapar do rebaixamento ao empatar com a Ponte Preta. Para Carvalho, o golpe foi mais duro. Ter de demitir Celso Roth foi uma derrota para o ex-presidente. Mas Roth (que também era o técnico do Inter em 2002, quando deixou o clube a dois pontos da zona de rebaixamento, restando quatro rodadas para o final) já não tinha condições de tirar nada além dos 36% de aproveitamento do time, além de contar com a ojeriza dos torcedores.
Leia mais:
Cláudio Duarte a Lisca: "Ouça as pessoas invisíveis, as que limpam o chão. Os outros, tentarão se salvar"
Inter repara depredações depois de empate com Ponte Preta
Inter apresenta Lisca: "Acredito que ficaremos na Série A"
Lisca foi contratado na madrugada, em uma reunião com Piffero e Carvalho, na residência do vice de futebol. Não foi um encontro demorado. Logo depois das 2h dessa sexta-feira, Lisca havia se transformado no quarto treinador do Inter em 2016 (depois de Argel, de Falcão e de Roth). Em sua apresentação, às 10h, na sala de conferências do Beira-Rio, o novo treinador evitou falar sobre os erros que conduziram o clube ao drama do Z-4 e garantiu que dará a vida nos jogos diante do Corinthians, Cruzeiro e Fluminense, os três últimos jogos no Brasileirão.
Enquanto Lisca respondia às perguntas, Carvalho parecia longe. Com um semblante fechado, ele teve de apresentar o técnico. Piffero chegou depois à coletiva. Curiosamente, após jornalistas questionarem Carvalho sobre a ausência do presidente do clube.
Devido à gravidade da situação, e da revolta da torcida, que depredou portas e janelas do Conselho Deliberativo e da entrada dos Skyboxes, a apresentação do novo treinador não teve a mesma pompa de seu antecessor, cem dias atrás, quando o clube ainda estava em uma situação (ainda) confortável, longe do descenso.
A contratação de Lisca foi sugerida à direção no feriado de 20 de Setembro, após a sequência de derrotas para Atlético-PR, Vitória e América-MG. A avaliação foi que Lisca ainda não tinha o estofo necessário para assumir o Inter. Tudo mudou depois do fracasso de Roth nos jogos em casa contra Santa Cruz e Ponte Preta e da sequência de seis partidas sem vitórias.
– O presidente (Fernando Carvalho) me acompanha, puxa a minha orelha, comenta os jogos, temos uma relação muito forte. Já tínhamos nos falado, mas não era a ideia dele trocar (de técnico). Foi algo atípico. Se eu esperava? Depois que terminou o jogo, ele (Carvalho) falou que o Celso não ficaria. Pensei: "opa". Já tivemos muitas especulações e a coisa não tinha caminhado. Desta vez, ele me convocou, conversamos, o acerto foi rápido – detalhou Lisca.
Piffero chegou em meio à apresentação do novo treinador, justificou o atraso por conta do "trânsito", e falou sobre a sua constante ausência, principalmente após partidas emblemáticas, como o empate com a Ponte Preta, que devolveu o Inter à zona de rebaixamento.
– Temos estado, juntamente com o Fernando (Carvalho), em todos os treinos, viagens. Fernando, Ibsen e eu. Em relação às manifestações (de que não fala após os jogos), isso é desde o ano passado. Decidimos que precisávamos abrir espaço para outros dirigentes, faz parte de uma nova formação. E as críticas são normais e, enfim, merecidas pela situação do futebol. Ninguém está fugindo. A responsabilidade é do presidente. Vocês (jornalistas) querem jogar pedra, podem jogar. Eu pago a conta – rebateu Piffero.
A Era Lisca começou nesta sexta-feira.
Acompanhe o Inter através do Colorado ZH. Baixe o aplicativo:
*ZHESPORTES