Quando olhou para o banco de reservas na tentativa de sair do empate na estreia do Brasileirão, contra a Chapecoense, Argel só viu gurizada. Apelou para Alisson Farias e Gustavo Ferrareis, dois guris de 20 anos, além de Marquinhos, este, sim, mais rodado para mudar o resultado no segundo tempo. Não deu certo. Mas o time que ficou no 0 a 0 domingo sofrerá mudanças. O problema, para o técnico, é que elas podem demorar até 40 dias.
Duas novas possibilidades poderão ser conferidas já na próxima partida. Contra o São Paulo, 16h de domingo, no Morumbi, Danilo Fernandes substituirá Alisson no gol e Anselmo poderá ocupar a vaga deixada por Anderson, que tem uma tendinite no joelho direito e desfalca o grupo por 20 dias. O volante, vindo do Joinville, é uma alternativa para a titularidade, caso o técnico opte por um esquema mais defensivo, em vez de usar os três atacantes do último jogo.
Leia mais:
Maurides comemora campanha na Europa e projeta retorno ao Inter
Desfalque Anderson tem lesão confirmada e para por cerca de 20 dias
Fabinho acredita que Inter terá mais espaços na partida contra o São Paulo
Na sequência, o próximo reforço a aparecer para Argel já é um velho conhecido. Rodrigo Dourado, que teve uma lesão na coxa enquanto estava na seleção sub-23, está começando o retreinamento com o preparador físico Elio Carravetta. A expectativa é de que volte em duas rodadas. Também machucado em um amistoso da seleção sub-23, mas com mais gravidade, Valdívia tem retorno aguardado para julho. Ele sofreu uma ruptura de ligamento cruzado anterior do joelho e está afastado dos gramados desde novembro do ano passado.
Junho, na verdade, será um mês definitivo para a chegada das contratações. A janela de transferências do Exterior para o Brasil abre no dia 20. A partir daí, uma novidade é certa: Luis Seijas, meia venezuelano, poderá estrear. Ele se despediu da torcida do Santa Fe no sábado, disputará mais uma partida pelo Colombiano, se juntará à seleção de seu país para disputar a Copa América Centenário, nos Estados Unidos. Nesta mesma data deve chegar o centroavante pedido por Argel.
– O departamento de futebol sabe do que a gente precisa desde 6 de janeiro. Claro que a gente precisa de uma referência – disse o técnico na coletiva de domingo.
A tal referência deve ser Ariel Nahuelpán. O centroavante argentino do Pachuca classificou-se para a semifinal do Campeonato Mexicano na madrugada de ontem. Depois do torneio, tem negociação encaminhada com o Inter. A busca por outro atacante continua e não se esgotará no ex-jogador do Coritiba. Nem mesmo quando Brenner, destaque do Juventude no Gauchão, assinar contrato. O jogador está lesionado, faz tratamento no Beira-Rio e será oficializado após estar curado de uma tendinopatia.
– Brenner ainda é um jogador que precisa ser lapidado, de muito potencial. Talvez o momento peça um pouco mais de urgência um cara que chegue pronto. Por isso vemos as declarações dos dirigentes falando em dar experiência. O Brasileirão já na primeira rodada mostrou isso, é necessário ter mais grupo – explica o técnico Lisca.
Para ele, enquanto os reforços ainda não têm condições de jogo, o momento é de buscar alternativas dentro do próprio grupo, com treinamentos na semana, fixando um pouco mais as posições, principalmente no ataque, deixando que os atletas a desempenhar as funções deem o toque individual a elas.
– É só isso que falta. Defensivamente, o Inter está muito bem. No ataque, dar um pouco mais de rotina aos jogadores, para entender o movimento, pode ser o caminho – indica.
Para Julinho Camargo, atualmente no Boa-MG, o momento é de confiar na avaliação de Argel, que rendeu o título gaúcho.
– Sempre considero que a mescla entre juventude e experiência é o caminho ideal para a montagem do time. Isso dá opção ao treinador para mudar um jogo em diversas situações diferentes – comenta.
As novidades para Argel
Danilo Fernandes – teve situação regularizada, pode estrear domingo
Anselmo – teve situação regularizada, pode estrear domingo
Rodrigo Dourado – deve voltar em até duas rodadas, está em processo de retreinamento
Valdívia – está treinando em separado, previsão de retorno é para junho
Brenner – se recupera de tendinopatia, deve assinar contrato em duas semanas
Seijas – contratado, poderá jogar a partir de 20 de junho
Ariel – negociação está avançada, se confirmado, poderá jogar a partir de 20 de junho