A estreia do Inter no Gauchão, nesta quarta, às 21h45min, contra o São José, no Passo D'Areia, vale taça. O jogo engloba também a terceira edição da Recopa Gaúcha, a partida que reúne o campeão estadual e o campeão da Super Copa Gaúcha. Caso haja empate no tempo normal, a Recopa será decidida nos pênaltis.
Criada em 2014, o Inter foi o único clube a disputar as duas edições anteriores da Recopa Gaúcha. E perdeu ambas. Em 2014, para o Pelotas. De virada, por 3 a 1, na Boca do Lobo, e com o time de aspirantes - comandado por Clemer, enquanto os titulares seguiam em pré-temporada. No ano passado, com o Inter A, foi derrotado pelo o Lajeadense, no Estádio Alviazul, nos pênaltis, após empate em 1 a 1 no tempo normal.
Leia mais:
São José x Inter: tudo o que você precisa saber para acompanhar a partida
Reforço do Glória pode virar moeda de troca para Inter contratar Henrique
Tempo da bola e quedas de maior impacto: os riscos da grama sintética para os goleiros
Em sua primeira edição, a Recopa Gaúcha foi disputada antes de o Estadual começar. Por isso, o Inter mandou o time B a campo. Melhor para o Pelotas, que saiu perdendo por 2 a 0 - para a equipe que tinha Alisson (então chamado de Alisson Becker), Rodrigo Dourado, Bertotto, Cláudio Winck e Aylon -, e que virou para 3 a 2.
- Essa taça é muito valorizada pelos clubes do Interior. Ainda mais quando se joga contra um dos grandes - disse Sandro Sotilli, que teve na Recopa de 2014 a sua última conquista profissional. - Para o Pelotas, aquele jogo foi quase como um Mundial, ainda que contra o time B. O Inter terá diversas chances de ser campeão em 2016, a Recopa será uma taça menor para o Inter. Mas, ainda assim, será uma taça - acrescentou Sotilli.
Já em 2015, a Recopa ficou com o Lajeadense. Devido ao calendário, a partida foi realizada junto com a primeira rodada do Gauchão. O Inter, que se preparava para a Libertadores, mandou o time titular a campo, ainda sem ritmo, devido à pré-temporada. E, após 1 a 1 nos 90 minutos, perdeu por 3 a 1, na decisão por pênaltis, com D'Alessandro, Sasha e Fabrício errando as cobranças.
- Vencer a Recopa foi muito importante para a afirmação do Lajeadense. Houve grande mobilização para aquele jogo. Ganhar um título em cima do Inter transmitiu uma confiança muito grande ao Lajeadense - comentou Luís Carlos Winck, treinador do Lajeadense em 2015 e atualmente no Veranópolis.
Para Winck, a conquista da Recopa será importante para o técnico Argel Fucks:
- Argel está realizando um trabalho novo, começando a temporada com o Inter, e um título é importante para a consolidação desse processo no começo do ano.
Pensando na conquista da Recopa, Argel Fucks levou o elenco colorado para treinar no gramado sintético do Passo D'Areia, na véspera da partida. Ex-treinador do São José, Argel parece tomar todos os cuidados para que o Inter consiga o inédito título.
- Desta vez, o Inter não deixará escapar a primeira taça em disputa no ano. Se vale taça, nós queremos - disse o vice de futebol colorado, Carlos Pellegrini.
No sintético
São José x Inter pelo Estadual vale taça da Recopa Gaúcha
Partida reúne o campeão Gaúcho e o campeão da Super Copa Gaúcha
Leandro Behs
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project