Depois de ser eliminado pelo Grêmio dentro do Beira-Rio nas quartas de final da Taça Piratini, o Inter não esconde o jogo: busca o título da Taça Farroupilha para assegurar vaga na decisão do Gauchão 2012 diante do Caxias. Na noite desta quarta, a partir das 21h50min, encara o Lajeadense em partida válida pela quinta rodada deste segundo turno, na Arena Alviazul, em Lajeado. Se vencer, confirma a classificação - com boas chances de terminar a fase como líder do Grupo 1.
Em campo, um Inter diferente do que a torcida está acostumada a ver. Nesta terça, o técnico Dorival Júnior encaminhou o time com Muriel; Jackson; Moledo, Índio e Fabrício; Elton, Bolatti, João Paulo e Jajá; Dagoberto e Damião. O goleiro, a zaga e o ataque, portanto, são titulares. Mas com as ausências de Nei e Kleber, nas laterais, Jackson (zagueiro de 21 anos que veio do Criciúma no início do ano) assume o lado direito. Fabrício, o esquerdo.
No meio, Guiñazu dá lugar a Elton. O argentino segue em tratamento devido a um estiramento no ligamento colateral do joelho esquerdo. Tinga, poupado, será substituído por Bolatti. D'Alessandro, que ainda se recupera de lesão muscular na coxa esquerda, segue fora. João Paulo começa. Dátolo, igualmente poupado, abre espaço para Jajá. O meia-atacante estreou nos 7 a 0 diante do Juventude. Marcou dois gols, deu passe para outros dois e caiu nas graças da torcida. Nos treinos, sua habilidade para passar e chutar principalmente com a perna esquerda chamam a atenção. Nesta quarta, inicia como titular pela primeira vez.
Campanha
Atualmente, o Inter soma 12 pontos - 100% de aproveitamento, com quatro vitórias em quatro jogos -, contra oito do segundo colocado, o Canoas, adversário do próximo domingo, às 18h30min, em Gravataí. Na mesma chave, o São José soma sete pontos, enquanto que o São Luiz e o próprio Lajeadense brigam pela outra vaga, com cinco. Ypiranga, Juventude e Santa Cruz completam o grupo com quatro, dois e nenhum ponto, respectivamente.
Questionado sobre a importância da competição para o Inter, o técnico Dorival Júnior enfatizou que o Gauchão é fundamental para as pretensões coloradas também na Libertadores. Conceitou a vitória e a classificação, em Lajeado, como essenciais para que o time tenha confiança na decisão contra o Santos, na próxima semana.
- A classificação e a vitória são fundamentais para termos confiança depois, nos jogos do Beira-Rio. Queremos estar atentos e focados também no Campeonato Gaúcho e não vamos desistir disso - declarou.
Com sete desfalques, Dorival reitera que não tinha - e não tem - intenção de poupar nenhum jogador. Em entrevista após o treino de terça, disse que entrará com mais de meio time reserva devido à necessidade que tem de excluir - devido a lesões ou a trâmites judiciais, caso de Oscar - alguns de seus principais comandados.
Confira a lista dos jogadores relacionados para a partida:
Goleiros: Muriel e Renan;
Laterais: Fabrício;
Zagueiros: Bolívar, Índio, Jackson e Rodrigo Moledo;
Volantes: Bolatti, Elton, Fransérgio, Josimar e Sandro Silva;
Meias: Fred, Jajá e João Paulo;
Atacantes: Dagoberto, Gilberto, Leandro Damião e Marcos Aurélio.
FICHA TÉCNICA:
GAUCHÃO 2012 - Taça Farroupilha - 5ª rodada
Local: Arena Alviazul, em Lajeado
Horário: 21h50min
ESCALAÇÕES
Lajeadense: Fernando; Bindé, Gabriel, Micael e Juca; Rudiero, Ramos, Celsinho, Bruninho; Robert (Osmar) e Jandson. Técnico: Ben Hur Pereira
Inter: Muriel; Jackson, Moledo, Índio e Fabrício; Elton, Bolatti, João Paulo e Jajá; Dagoberto e Leandro Damião. Técnico: Dorival Júnior
Arbitragem: Fabrício Neves Corrêa, auxiliado por José Eduardo Calza e Carlos Henrique Selbach.
O jogo no ar: a Rádio Gaúcha abre a jornada às 21h. A RBS TV e o PFC 5 transmitem ao vivo. Acompanhe o minuto a minuto em www.zerohora.com/esportes
Para carimbar a vaga
Com Jajá de titular, Inter pode confirmar classificação diante do Lajeadense
Meia começa pela primeira vez partida pelo clube, que lidera Grupo 1 da Taça Farroupilha com 12 pontos
GZH faz parte do The Trust Project