O Grêmio teve o melhor ataque da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2024, mas acabou eliminado relativamente cedo — nas oitavas.
Alguns nomes subiram ao profissional, outros saíram do clube e alguns seguem na base. Confira a situação de cada um abaixo.
Jogadores da Copinha que estrearam pelo profissional do Grêmio
Gustavo Nunes
O grande nome do elenco gremista na Copa São Paulo foi Gustavo Nunes, vendido em agosto para o Brentford, da Inglaterra.
Durante a competição, porém, ele não era o principal jogador, mas foi importante na campanha, com três gols em duas assistências em seis duelos.
Bruno Cheron
O meia de 20 anos também está afastado pelo Grêmio, em razão da não renovação até o momento. Ele jogou a final da Recopa Gaúcha, contra o São Luiz, e no duelo contra o The Strongest, pela Libertadores.
Na Copa São Paulo, marcou dois gols e deu três assistências em cinco jogos.
Igor Serrote
Aos 19 anos, o catarinense fez sua estreia no profissional do Grêmio no empate com o Botafogo. O lateral-direito disputou três jogos no Brasileirão no total, tendo 99 minutos e uma assistência na vitória tricolor sobre o Fortaleza.
Titular na equipe Sub-20, Serrote foi convocado para a Seleção Brasileira em setembro e outubro deste ano. Na Copa São Paulo, foi autor de um dos gols na vitória em cima do Coimbra-MG, que levou o Grêmio às oitavas de final.
Zé Guilherme
Com 19 anos, o lateral-esquerdo tem quase 20 jogos pelo time principal do Grêmio, e desceu algumas vezes de volta à base. Ele está afastado por divergências quanto a renovação de contrato.
Na Copinha, atuou em quatro oportunidades, com direito a um gol marcado.
Wesley Costa
Outro lateral pela esquerda, Wesley, 20 anos, jogou três partidas pelo Gauchão e um pela Libertadores — foi titular na derrota para o The Strongest, em abril. Nesta quarta (27), esteve na decisão do Gauchão Sub-20.
Na Copa São Paulo, o atleta fez um gol e uma assistência em cinco duelos.
João Lima
O zagueiro de 19 anos esteve no banco na derrota do Grêmio para o The Strongest, na fase de grupos da Libertadores deste ano.
Natural do Mato Grosso do Sul, João Lima assinou contrato profissional com o Grêmio em 2021, após se destacar no Campeonato Brasileiro Sub-17. Em 2023, renovou o vínculo até 2025.
Caio Araújo
O volante de 19 anos atua pelo Santos Sub-20 atualmente. Esteve no banco do profissional do Grêmio na derrota para o The Strongest por 2 a 0 na Libertadores, em abril.
Saíram do clube
Da Mata
O zagueiro de 18 anos foi relacionado para competição, mas não participou dela. No mesmo mês da competição de base, Da Mata negociava sua ida ao Flamengo, clube em que está atualmente.
Freddy Noguera
O atacante que chegou a marcar um hat-trick na Copa São Paulo se transferiu para o Olimpia, do Paraguai, e atualmente está no Boston River do Uruguai.
Seguem na base do Grêmio
Além da Copinha, estiveram na campanha do vice no Gauchão Sub-20, que terminou nesta quarta-feira (27): os atacantes Jardiel, de 19 anos, e Alysson Edward, de 18; os meias Riquelme e Kaick, de 18, e João Araújo, 19; os zagueiros Athos e Viery, de 19, e o goleiro Cássio, com a mesma idade dos defensores. Este último porém, foi liberado para procurar outro clube.
Destaque para Jardiel, que na Copa São Paulo foi o artilheiro da competição. Seu contrato foi renovado até fevereiro de 2027.
*Produção: Nikolas Mondadori
Quer receber as notícias mais importantes do Tricolor? Clique aqui e se inscreva na newsletter do Grêmio.