A tabela de classificação mostra que o jogo da noite desta sexta-feira (1°) é um duelo direto na briga para escapar da Série B. Se o Grêmio está a quatro pontos da zona de rebaixamento, o Fluminense está a dois e, dependendo dos resultados paralelos, pode terminar a 32ª rodada no Z-4. Mesmo assim, a tentativa do técnico Mano Menezes é tirar o peso do confronto.
Questionado na entrevista coletiva após a derrota para o Vitória, em Salvador, se a partida com o Tricolor gaúcho era de vida ou morte para os cariocas, o treinador tratou de amenizar a questão.
— Não. É um jogo importante como todos os jogos que teremos pela frente são importantes — declarou.
Depois de estar entre os quatro últimos durante boa parte do campeonato, o Fluminense enfileirou três vitórias seguidas, contra Cruzeiro, Flamengo e Atheltico-PR. Porém, o tropeço na Bahia freou a reação da equipe no Brasileirão.
— O futebol é assim, né? Tem dias duros. A gente tem que manter a tranquilidade, a cabeça no lugar para saber analisar aquilo que aconteceu, aqueles ajustes que você tem que fazer em um curto espaço de tempo para poder estar forte no próximo jogo, na nossa casa diante do Grêmio, que é um adversário que vai exigir também um grande jogo da nossa parte — avaliou Mano.
Para o compromisso das 21h desta sexta-feira, o time carioca ganhará reforços importantes, como o volante Nonato que, recuperado de uma fratura no nariz, voltou a ser relacionado. Já o volante uruguaio Bernal retoma a titularidade após cumprir suspensão. Mas a principal dúvida é saber se o zagueiro Thiago Silva reaparecerá na escalação, já que não atua desde o fim de setembro, quando lesionou o calcanhar esquerdo.
A provável escalação para encarar o Grêmio tem: Fábio; Samuel Xavier, Thiago Silva (Manoel), Thiago Santos e Diogo Barbosa; Bernal, Martinelli, Arias, Ganso e Lima; Kauã Elias.
A diretoria do clube carioca projeta mais de 30 mil pessoas no Maracanã. Para a torcida visitante, foi destinada uma carga de 2,5 mil ingressos. Entretanto, mil gremistas devem se fazer presentes no estádio.