Escapar do rebaixamento, classificar-se para a Sul-Americana ou sonhar com a Libertadores? Restando sete rodadas para o término do Brasileirão, o Grêmio ainda pode alcançar todas estas metas. Diante do Fluminense, às 21h desta sexta (1º), no Maracanã, abrir uma maior distância do Z-4 e, ao mesmo tempo, deixar os cariocas para trás na tabela são as prioridades.
Ao vencer o Atlético-GO, o Tricolor fechou a 31ª rodada na 11ª posição, com 38 pontos. Embora tenha mais sete rivais até a zona do rebaixamento, a distância em pontos é de apenas quatro para o Bragantino, que é o 17º lugar. No meio deste caminho está o Fluminense, 13º e com dois pontos a menos que o time gremista.
Portanto, não há margem de segurança nas partidas que faltam para o término da competição. Para Renato, a meta é obter melhores resultados, independentemente do desempenho.
— Pelos problemas que nós passamos esse ano eu vou ser bem sincero: não estou preocupado em ver meu time jogar bem. Esse é o restante do campeonato. Eu estou preocupado em ver meu time vencer — disse o treinador gremista após a vitória sobre o Atlético-GO.
Equilíbrio defensivo
No Maracanã, o comandante terá o retorno de Dodi ao time titular, com Pepê indo para o banco de reservas. Esta troca, pela característica do primeiro, dará um maior poderio de marcação ao time. Entretanto, não está descartada a hipótese de o treinador gremista recolocar Edenilson na ponta direita e sacar Aravena.
O objetivo seria um maior equilíbrio defensivo para um duelo fora de casa que deve apresentar o mandante tentando se impor no ataque. Na reserva contra o Atlético-GO, Cristaldo pode retomar o posto perdido para Monsalve, enquanto o zagueiro Kannemann segue de fora, ainda em recuperação de uma virose. Até a hipótese de atuar sem Cristaldo e Monsalve, com a presença de Soteldo como meia, foi testada.
Retorno importante
Pelo lado dos cariocas, o grande trunfo é o retorno do zagueiro Thiago Silva. Recuperado de lesão, o jogador de 40 anos voltará a atuar após mais de um mês afastado dos gramados em razão de uma lesão no calcanhar.
Com o defensor em campo, o Flu teve quase 80% de aproveitamento no Brasileirão — são seis vitórias, um empate e uma derrota. Entretanto, o Tricolor das Laranjeiras vem de derrota para o Vitória e não vence o Grêmio no Rio desde 2019 pelo Brasileirão. No último encontro, pelas oitavas de final da Libertadores, os cariocas levaram a melhor nos pênaltis.