Pela segunda rodada do Brasileirão feminino, as Gurias Gremistas estreiam como mandantes e vão em busca da primeira vitória. O adversário será o Atlético-MG, nesta segunda-feira (6), às 20h, no CT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul.
Além de somar pontos, o desafio contra o time mineiro será uma nova oportunidade para o técnico Felipe Endres impor seu modelo de trabalho e fazer novos testes. Na avaliação do treinador, a rodada de estreia teve saldo positivo, especialmente pelo aspecto defensivo. Para esta partida, espera-se um avanço na eficiência do ataque.
— A expectativa é de fazer um jogo melhor do que contra o Cruzeiro. De forma defensiva, elas foram bem. Agora, precisamos melhorar ofensivamente. Precisamos ter mais a bola, chegar mais à frente, de forma mais efetiva, e ter um maior número de finalizações. Passada a estreia, acho que agora é se sentir mais à vontade na estrutura (de jogo) — disse a GZH.
Dentro do modelo aplicado pelo profissional, que assumiu a vaga de Patrícia Gusmão, uma das mudanças observadas foi no sistema tático, passando a atuar com três zagueiras. Contra o Cruzeiro, Mónica Ramos, Tuani e Pati Maldaner formaram a zaga. A escolha levou em conta um aproveitamento melhor para as atletas.
— O fato de estar jogando com três zagueiras é importante para elas, para a profissão delas. Ter uma atleta que consiga atuar em duas ou três funções, jogar em duas ou três estruturas de jogo, é importante até pensando em uma futura venda — destacou Endres.
A partir das alterações, é preciso também um tempo para que as peças se encaixem e ganhem maior entrosamento. Em relação às novas contratadas, algumas ainda não puderam fazer suas estreias. A atacante Raquel Fernandes, que teve um problema estomacal, não ficou à disposição em Minas Gerais. A tendência é de que ela seja reforço para encarar o Atlético-MG. A meia Manu Balbinot, que apresentou o mesmo sintoma, será novamente preservada por conta de desconforto no joelho esquerdo.
Para anotar a primeira vitória, as Gurias Gremistas terão outros dois fatores a seu favor. Começando pelos números, as estatísticas apontam que o time gaúcho leva vantagem no saldo dos jogos. Em duas partidas, o Tricolor tem uma vitória e um empate. Portanto, quatro pontos somados em seis disputados.
Nas arquibancadas, haverá outro elemento: a torcida. O público está liberado para ver a partida no CT Hélio Dourado. Será cobrando um 1 kg de alimento não-perecível. A troca pelo ingresso deverá ser efetuada no momento do acesso ao local. Toda a arrecadação será revertida ao trabalho do Instituto Geração Tricolor (IGT), que tem por finalidade auxiliar famílias, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e econômica.
Os jogos entre Grêmio x Atlético-MG
- Brasileirão Feminino A-1 - 3ª rodada - 19/3/2022
Grêmio 1x1 Atlético-MG - Estádio Vieirão, em Gravataí - RS
Gols: Nathane Fabem para o Atlético-MG; Luany para o Grêmio - Brasileirão Feminino A-2 - 4ª rodada - 25/4/2019
Atlético-MG 0x2 Grêmio - Estádio das Alterosas, em Belo Horizonte - MG
Gols: Karina Balestra (duas vezes)