O Grêmio negou ser um dos interessados na contratação de Aránguiz. O empresário do jogador, André Cury, afirmou que o Tricolor seria um dos interessados na contratação do volante de 33 anos. Em contato com GZH, a direção gremista, disse que não negocia com o jogador. O chileno tem contrato com o Bayer Leverkusen até junho de 2023.
Aránguiz defende o Bayer desde 2015, após ter destaque pelo Inter. Revelado nas categorias de base do Cobreloa, o meio-campista fez 15 jogos no futebol alemão em 2022. O jogador marcou dois gols na atual temporada, mas está afastado desde outubro por conta de uma lesão muscular na panturrilha.
O Grêmio contratou Pepê e ainda negocia a vinda do volante Felipe Carballo, do Nacional-URU, para reforçar o grupo de volantes. Além deles, o técnico Renato Portaluppi conta com outras sete opções para o setor. Bitello, Villasanti, Lucas Leiva, Lucas Silva, Thiago Santos, Darlan e Fernando Henrique se reapresentaram para o início da pré-temporada.
A questão do limite de cinco estrangeiros em competições da CBF também seria um fator contra a contratação de Aránguiz. No momento, o Grêmio conta com três jogadores nascidos fora do Brasil: Kannemann, Villasanti e Campaz. Mas a expectativa é da chegada de Felipe Carballo e Franco Cristaldo nos próximos dias.