
Desfalque do Grêmio nas últimas rodadas da Série B, Biel tem indefinição na temporada de 2023. O atacante de 21 anos tem a preferência de compra pelo Tricolor, mas há incerteza sobre a negociação pelo período eleitoral. No Fluminense, detentor dos direitos econômicos, o cenário é parecido, já que o clube do Rio também passa por definição de novos dirigentes.
Enquanto na Arena o novo mandatário será escolhido no próximo sábado (12), nas Laranjeiras, o presidente será conhecido somente no próximo dia 26. Mário Bittencourt, atual comandante, é o favorito, segundo a imprensa carioca, no pleito. Porém, a oposição promete aglutinar forças para tentar mudar o cenário.
Há incertezas nos dois lados para solucionar o caso de Biel. Na cessão de empréstimo, o Fluminense aceitou colocar uma cláusula para compra por cerca de R$ 9 milhões. A atual direção do Grêmio considera o valor elevado e indica sugerir uma tentativa de novo empréstimo ou tentar diminuir a quantia.
Nos bastidores, uma alternativa ventilada seria envolver uma dívida 2013 dos cariocas com os gaúchos. O montante atualizado do saldo devido ultrapassa R$ 6 milhões. Na Justiça, apesar de decisões favoráveis, o Fluminense sempre obtém recursos para postergar o pagamento.
Acredita-se que o futuro do atleta será decidido ainda esse ano, por conta do mercado de transferências ser intensificado após o término da Série A.
Pelo Grêmio, Biel disputou 33 partidas, com cinco gols marcados e seis assistências. Ele foi ausência na rodadas finais da Série B, em virtude de lesão muscular. Para a abertura de 2023, o jovem estará novamente apto para atuar.