As Gurias Gremistas vão em busca dos primeiros três pontos no Brasileirão Feminino, neste sábado (12), contra o Palmeiras, às 14h, no Estádio Vieirão, em Gravataí. Para a segunda rodada, a técnica Patrícia Gusmão terá mais opções para definir a escalação. Na estreia, diante do Cruzeiro, apenas 12 jogadoras foram relacionadas por conta de um surto de covid-19, e conquistaram um empate heroico em Belo Horizonte.
Após uma nova rodada de testes antes da partida, seis atletas foram liberadas diante do resultado negativo para o coronavírus. De acordo com o departamento médico, outras quatro seguem em isolamento e algumas relataram sintomas. O time ainda conta com desfalques por lesões: a lateral Sinara, a meio-campista Karla Alves, e as atacantes Dani Barão e Lais Estevam.
Apesar de não ter o elenco completo, a notícia da recuperação das companheiras surge como um alívio, diante da situação enfrentada no último final de semana, conforme relatou a meio-campista Pri Back à GZH.
— Foi uma estreia difícil, diante de um forte calor. Foi na superação, eu diria. Com toda a situação dos casos de covid-19, o possível adiamento do jogo. Todo o contexto acabou nos prejudicando de alguma maneira — afirmou a camisa 7.
Para enfrentar o Palmeiras, 22 atletas foram relacionadas, o dobro em comparação à estreia. Entre os nomes, está Thaiane, lateral que foi contratada junto ao Fortaleza e já está regularizada. Quem está chegando agora já vai se ambientando ao nível de mobilização do grupo. A força vinda das jogadoras que ficaram no Rio Grande do Sul elevou o nível de superação e a concentração de quem entrou em campo contra o Cruzeiro.
— A partir do momento em que viajamos, já estávamos focadas na partida. Todas tinham um mesmo objetivo. Por tudo o que aconteceu, acredito que só nos deu mais vontade. Mesmo sabendo que seria difícil, o grupo estava preparado. Tivemos todo apoio das gurias que testaram positivo e da torcida tricolor — destacou Pri Back, capitã do Grêmio.
Neste sábado, mesmo com o mando de campo, o time não terá o apoio dos torcedores nas arquibancadas. Por medida preventiva, a partida será realizada no Vieirão com portões fechados. Segundo o clube, há atletas da equipe profissional e de formação positivas para o vírus e casos com suspeita, alojadas dentro do complexo.
O retrospecto em casa, no entanto, torna-se um aliado. No último encontro entre os times pela competição, o Grêmio foi o responsável por quebrar a sequência invicta do Palmeiras, ao vencer a partida de ida das quartas de final, pelo placar de 2 a 1, com gols de Pri Back e Rafa Levis.