Além de Fernando Henrique, que está na mira do Al Ain, outro jovem do Grêmio despertou interesse de emissários do futebol dos Emirados Árabes: Mateus Sarará. O estafe do volante, de 19 anos, foi procurado por empresários oferecendo boas condições para o meio-campista, porém a investida foi rechaçada pelo planejamento de carreira.
A informação foi confirmada pelo agente do jogador Vinicius Prates. O empresário descartou tocar o assunto adiante e acredita na valorização do camisa 49. O negócio sequer foi repassado aos dirigentes pelo conceito projetado para o atleta:
— Não é hora de jogador desta idade ir para lá. Eu aposto no Sarará na Europa. Os caras querem muito ele lá (nos Emirados Árabes) — disse Prates a GZH.
Em 2021, o vínculo entre Grêmio e Mateus Sarará foi renovado até o final de 2024. A multa rescisória foi fixada em 80 milhões de euros (R$ 506 milhões na conversão atual).
Na última temporada, o volante foi promovido ao elenco principal. Ele participou de 13 confrontos e deu uma assistência. Apesar do rebaixamento gremista, o meio-campista é uma das apostas do clube para sair da Série B.