O Grêmio divulgou, nesta quinta-feira (16), a lista de atletas inscritos na Copa São Paulo de Futebol Júnior 2022, que inicia na primeira semana de janeiro. O treinador será Luís Eduardo, ex-zagueiro do clube no final dos anos 1980, que terá como auxiliares o também ex-jogador Carlos Miguel, além de Emanuel Freitas.
São 30 jogadores da categoria sub-19 inscritos no torneio: quatro goleiros, cinco zagueiros, quatro laterais, oito meias e nove atacantes. Entre os destaques da equipe estão o zagueiro Gustavo Marins, capitão do time, os laterais Lucas Kawan e Cuiabano, com histórico de convocações para as seleções de base, o volante colombiano Velasco, os meias Ronald e Gabriel Silva, e os atacantes Rubens e Zinho.
— Uma competição importante para o Grêmio e também na carreira de cada um de vocês. Um período em que todos os olhos estão voltados para estes jogos — afirmou o assessor da presidência para as categorias de base, Gustavo Schmitz, que fez a apresentação do novo técnico aos atletas no vestiário do CT Hélio Dourado.
Na primeira fase da competição, a principal de base no país, o Grêmio ficará na cidade de Jaú. A equipe gaúcha está no Grupo 10, junto com XV de Jaú-SP, Castanhal-PA e Mixto-MT.
Vice-campeão do torneio em 2020, quando perdeu na final para o Inter, nos pênaltis, o Tricolor tem estreia prevista para o dia 2 de janeiro. A tabela oficial, no entanto, ainda será divulgada pela Federação Paulista de Futebol. A decisão será em 25 de janeiro, dia do aniversário da cidade de São Paulo.
- Goleiros: Arthur Coneglian, Marcão, Ricardo e Thiago Beltrame
- Zagueiros: Ary Garcia, Gustavo Marins, Gustavo Martins, João Pedro e Paulo Henrique
- Laterais: Cuiabano (LE), Lucas Kawan (LD), Vidmar (LE) e Thalyson (LD)
- Meio-campistas: Gabriel Silva, Hiago, Kaká, Lustosa, Pedro Cuiabá, Robert, Ronald e Velasco
- Atacantes: Arthur Viana, Kauan Kelvin, Kevin, Messias Teixeira, Nathan, Pedro Clemente, Ronald Barcellos, Rubens e Zinho