O principal trunfo do Grêmio para fugir da zona de rebaixamento é o drible. Hoje, o Tricolor conta em seu elenco com dois dos melhores dribladores do Brasileirão: Ferreira e Douglas Costa. Mesmo assim, a equipe gremista é uma das que menos conclui a gol. Por isso, uma das principais metas do técnico Luiz Felipe Scolari é aumentar o número de finalizações.
Segundo o site de estatísticas Footstats, o Grêmio é o segundo time que mais dribla no campeonato, com uma média de oito dribles por jogo — índice inferior apenas ao do Corinthians. Mesmo assim, a equipe gremista tem o terceiro pior ataque da competição, com apenas 18 gols em 21 jogos.
Os números relacionados aos dribles impressionam. O atacante Ferreira é o segundo maior driblador da competição, com uma média de 2,69 dribles por partida. Em terceiro lugar, vem o meia Douglas Costa, com 2,43 dribles por jogo. Os dois só perdem para o jovem meia do Corinthians Gabriel Pereira, de apenas 20 anos, que tem 2,86 dribles por jogo.
O principal problema é que o time gremista não consegue transformar a maioria dos seus dribles em chances de gol. Também de acordo com o Footstats, o Tricolor é o sexto time que menos finaliza, com apenas 4,14 conclusões por jogo.
Conforme apurado por GZH, Felipão prepara a equipe com Campaz entre os titulares para o jogo desta quarta-feira (6), às 21h30min, contra o Cuiabá. Uma das ideias do treinador é aumentar o número de chutes a gol, uma das virtudes do colombiano.
O provável time do Grêmio tem: Gabriel Chapecó; Vanderson, Ruan, Rodrigues e Rafinha; Thiago Santos e Lucas Silva; Douglas Costa, Campaz e Ferreira; Diego Souza.
Os melhores dribladores do Brasileirão*:
1) Gabriel Pereira (Corinthians) – 2,86 dribles por jogo
2) Ferreira (Grêmio) – 2,69 dribles por jogo
3) Douglas Costa (Grêmio) – 2,43 dribles por jogo
4) Fernandinho (Chapecoense) – 2,40 dribles por jogo
5) Clayson (Cuiabá) – 2,30 dribles por jogo
*Fonte: Footstats